Topo

Fórmula 1

Madrasta brasileira de Verstappen se inspira em pneu e usa 'batom da sorte'

Amanda Sodré com o namorado Jos Verstappen no GP do Brasil de Fórmula 1 - Luiza Oliveira/UOL
Amanda Sodré com o namorado Jos Verstappen no GP do Brasil de Fórmula 1 Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 04h00

A modelo Amanda Sodré é apaixonada por velocidade desde a infância quando acompanhava todas as corridas de Ayrton Senna. Agora, ela está ainda mais próxima do esporte por acompanhar o circuito com o namorado Jos Verstappen, pai do piloto Max Verstappen. Coruja do enteado, ela torce com afinco por ele e até criou uma brincadeira: o ‘batom da sorte’.

Amanda tem sido vista nas provas desta temporada com frequência e chama a atenção por usar batons de cores ousadas como verde, roxo, azul ou vermelho. O que ninguém esperava é que ela se espelha na cor dos pneus para criar a sua make.

“A princípio foi uma brincadeira em relação aos pneus. Tem vários tipos de pneus, soft, ulltra, intermedium, e eles têm cores diferentes: tem vermelho, roxo, azul, verde. E eu sou muito fã da Mac (marca de maquiagem), uso muito esses tipos de cores porque eu sou fã e eles têm essas cores diferentes, então eu gosto de mudar e de ousar. Não gosto de ser muito normalzinha, gosto de dar uma diferenciada, uma brincada com isso. É difícil ver alguém com batom azul, roxo, verde, e eu penso: por que não? Eu acho incrível.”

Os pneus da Fórmula 1 têm pinturas de cores diferentes na lateral para diferenciar cada tipo. No GP do Brasil, os pilotos estão usando o branco (chamado de médio, que é mais duro e lento), o amarelo e o vermelho (que é o mais rápido). Há ainda o laranja e o roxo entre os pneus para tempo seco e o verde e o azul entre os de chuva.

Amanda Sodré com o namorado Jos Verstappen, pai do piloto Max Verstappen - Luiza Oliveira/UOL - Luiza Oliveira/UOL
Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Amanda conta que o batom virou ‘amuleto da sorte’ de Verstappen, já que lá estavam eles nas duas corridas em que o piloto venceu na temporada, nos GPs da Malásia e do México. “Foi uma coincidência. Foi bacana, eu estava com um batom azul, com a jaqueta azul, tudo com a cor da Red Bull e eu falei: ‘ele vai ter que ganhar’. Teve uma vez em que eu estava com o vermelho e ele ganhou também. Talvez tenha algo a ver com batom, vou continuar nessa linha”, brincou.

E não foram as únicas vezes que Amanda deu sorte ao piloto. A modelo, que nasceu em Santa Catarina, conheceu Jos Verstappen há exatamente um ano durante um evento do GP do Brasil do ano passado. Ela trabalhava como grid girl na corrida e Jos pediu que ela ficasse na mesma posição do carro do filho. Ali, passaram a se conhecer melhor e não se desgrudaram mais.

Desde então, sua vida mudou radicalmente. Hoje, ela mora com o namorado na Bélgica e acompanha o circuito durante o ano inteiro. Nos intervalos, vem ao Brasil para rever a família. E também cuida da carreira de modelo conciliando trabalhos no Brasil e na Europa.

“Eu estou conseguindo conciliar, é um pouquinho mais difícil devido às viagens, a gente está em um lugar e vai para o outro, aí fica um pouco mais difícil. Mas eu tenho uma agência de modelos lá fora também, está começando a rolar lá. É bacana, eu faço muita campanha fotográfica, muita coisa de beleza, maquiagem, cabelo, editorias de moda. No Brasil eu trabalho bem, já faz uns 15 anos. Tenho agências em São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina, dá para trabalhar de uma forma bacana. Eu penso em conciliar os dois lá e aqui, eu aviso onde estou”.

Como acompanha o circuito de perto, Amanda vai conhecendo um pouco mais do esporte a cada dia. Hoje, já entende da parte técnica e observa bem os pilotos. Ela vê Max como uma das grandes promessas da modalidade e vê semelhanças com Ayrton Senna.

“Sou um pouco suspeita porque adoro ele, ele é uma pessoa incrível. Ele é um talento que vai incomodar bastante no futuro. Tem 20 anos só, ele é muito ousado, arrojado, isso faz diferença. Não é todo mundo que tem isso, ele tem isso desde pequeno. Eu admiro ele demais. Além de ser ótimo piloto, é muito gente boa, tranquilo, querido, engraçado demais, sempre brincando. É uma promessa bem grande para o futuro”

Recentemente, em abril deste ano, Max se envolveu em uma polêmica justamente com o povo brasileiro. Após um treino classificatório, ele reclamou do piloto Felipe Massa, dizendo que ele teria atrapalhado sua última tentativa de fazer uma volta mais rápida. No fim, disse que não conversaria com ele e deu a declaração: "Bom, ele é brasileiro, então não há muito o que falar". Massa não gostou nada da frase que repercutiu mal no Brasil. Depois, Max se desculpou e disse que sua frase foi utilizada fora de contexto.

Sobre o episódio, Amanda disse que até perguntou para Max o que havia acontecido e defende o garoto afirmando que tudo foi um mal entendido. “A gente até conversou pessoalmente sobre isso. A gente estava brincando e eu falei: ‘Max, o que aconteceu, o que tu quis dizer? Porque no Brasil está uma polêmica’. Ele disse: ‘Não, Amanda. Pelo amor de Deus, não foi nada disso que eu quis dizer’. Eu falei: ‘eu acredito’. Ele jamais iria falar algo dos brasileiros porque ele adora o Brasil. Às vezes uma virgula muda tudo, acharam que ele quis atingir os brasileiros, o Massa é brasileiro como eu. Todo mundo é um pouco mais assim coração no Brasil, o Massa foi um pouco mais emocional. Ele se referiu especificamente ao Massa, não aos brasileiros”, disse.

Fórmula 1