Topo

Fórmula 1

Primeiros metros decidem GP a favor de Vettel e deixam alemão perto do vice

Vettel tomou de Bottas a liderança do GP do Brasil logo na largada - Mark Thompson/Getty Images
Vettel tomou de Bottas a liderança do GP do Brasil logo na largada Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

12/11/2017 19h35

Em um GP do Brasil em que os principais protagonistas foram Felipe Massa em sua despedida do Brasil e Lewis Hamilton fazendo fila depois de largada em último para chegar em quarto, a disputa pela vitória foi praticamente decidida nos primeiros metros: como a Ferrari de Sebastian Vettel e a Mercedes de Valtteri Bottas tinham um ritmo muito parecido, a largada ruim do finlandês, que saía da pole position, acabou dando a chance do alemão ditar o ritmo desde o início para vencer em Interlagos.

“Para mim era crucial ficar na frente na largada. Caso contrário teria sido muito difícil vencer. É justo dizer que eles estavam um pouco mais rápidos - ou pelo menos Lewis tinha um ritmo melhor e também tinha uma estratégia que já vimos ao longo da temporada que funciona bem.”

Depois de ficar à frente de Bottas na largada, coube a Vettel usar o melhor ritmo da Ferrari na parte mais travada do circuito para evitar o ataque do rival nas retas.

“O mais importante foi que conseguíamos sempre abrir um pouco no miolo para dificultar a vida dele, e então ele não conseguiu em momento algum ficar na minha zona de DRS. Eu estava tentando aumentar minha vantagem para a casa dos 3s e acabou funcionando bem mesmo que ele tenha chegado muito perto depois das paradas no box. Depois consegui aumentar um pouco a diferença nas primeiras voltas após a parada e consegui controlar a corrida a partir daí. Mas basicamente nós tínhamos o mesmo ritmo.”

Para Bottas, que buscava a segunda vitória da carreira depois de conquistar a pole, ficou a sensação de uma chance perdida após a largada ruim.

“É uma pena que minha tração não tenha funcionado bem na largada e Sebastian conseguiu ficar pelo lado de dentro. Depois disso, tentamos manter a pressão e também tentamos parar antes para passá-lo, mas não deu certo. Foi muito apertado mas também muito chato depois do resultado da classificação.”

Assim, a briga pelo vice-campeonato está praticamente decidida a favor de Vettel, que tem 22 pontos de vantagem para Bottas com 25 em jogo na última etapa, em Abu Dhabi, em duas semanas.

Fórmula 1