Topo

Fórmula 1

Pirelli e McLaren cancelam testes em Interlagos após tentativas de roubo

Mercedes, Williams, Sauber e Pirelli foram alvos nos arredores do circuito paulistano - Mark Thompson/Getty Images
Mercedes, Williams, Sauber e Pirelli foram alvos nos arredores do circuito paulistano Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

13/11/2017 12h38Atualizada em 13/11/2017 13h38

A Pirelli comunicou nesta segunda-feira que cancelou os testes que faria no autódromo de Interlagos em virtude da insegurança fora do circuito. A Pirelli é a fornecedora de pneus das equipes da Fórmula 1. Os testes estavam programados para terça e quarta com carros da McLaren, que concordou em abortar as atividades.

Funcionários da Pirelli sofreram tentativa de assalto na noite de domingo, próximo ao autódromo de Interlagos. Os empregados da empresa estavam em um carro. Homens não identificados tentaram parar o veículo, mas não conseguiram.

"Após tentativa de assalto, evitada pela segurança da Pirelli, em uma van da equipe no último domingo, após uma semana onde problemas semelhantes ocorreram com outros times, a empresa decidiu pelo cancelamento dos testes dos pneus que faríamos na terça e quarta no circuito com a McLaren", informou o comunicado da Pirelli.

Os testes na pista tinham como objetivo reforçar a segurança dos pneus.

"A decisão, compartilhada com McLaren, FIA e Fórmula 1, foi tomada no sentido de preservar a segurança dos funcionários, tanto da McLaren quanto dos nossos", complementou.

Nas noites de sexta e sábado, membros das equipes Mercedes e Sauber também foram alvos de ladrões.

Na sexta, o carro que levava funcionários da Mercedes foi parado em uma emboscada. Os mecânicos da escuderia inglesa tiveram seus pertences subtraídos.

Outros dois carros vinham logo atrás (com funcionários da Williams e FIA) e conseguiram escapar.

Já no sábado, uma van que transportava funcionários da Sauber tentou ser parada na região de Interlagos. Dois carros se aproximaram. A van foi atingida no lado, enquanto outro veículo tentou ficar à frente para bloquear a passagem. Mas o motorista da van conseguiu escapar.   

Hamilton reclama: 'todo ano acontece'

O piloto Lewis Hamilton criticou o sistema de segurança para os envolvidos no Grande Prêmio do Brasil. O tetracampeão mundial declarou que tem sido recorrente noticiários de assaltos e roubos fora de Interlagos nas últimas edições da prova.

“Alguns membros da minha equipe foram mantidos sob ameaça na noite de sexta quando deixavam Interlagos. Armas de fogo foram disparadas, com armas apontadas para cabeça. Isso é tão perturbador de ouvir. Por favor, vamos rezar para meus companheiros que estão aqui. Eles estão abalados”.
 
"Isso tem acontecido todo ano aqui. Fórmula 1 e os times precisam fazer algo a mais. Não há mais desculpas!", complementou Hamilton.

Fórmula 1