Topo

Fórmula 1

Massa é indicado para representar o Brasil no Conselho da FIA

Felipe Massa leva o filho ao pódio em sua última corrida de F-1 no Brasil - Mark Thompson/Getty Images
Felipe Massa leva o filho ao pódio em sua última corrida de F-1 no Brasil Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli e Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

15/11/2017 20h56

Waldner Bernardo, o Dadai, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), vai indicar Felipe Massa para representar o país no Conselho Mundial de Esporte a Motor (WMSC) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A informação, publicada pelo site Diário Motorsport nesta quarta-feira, foi confirmada pelo UOL Esporte.

O grupo que discute os assuntos mais relevantes do esporte a motor mundial será renovado em dezembro. Como se trata de um processo eletivo, o nome de Massa será submetido a votação para figurar no Conselho da FIA, que também escolherá o novo presidente - o francês Jean Todt tentará ganhar mais um mandato.

Próximo de se aposentar da Fórmula 1, já que não terá seu contrato renovado com a Williams, o piloto brasileiro recebeu o convite por parte da CBA antes mesmo de definir seu futuro na categoria.

Na quinta-feira passada, em entrevista coletiva concedida em São Paulo, Massa foi questionado se ele poderia dar alguma contribuição à FIA. "Por que não? Mas só entraria se tivesse realmente a chance de fazer algo positivo. Já me chamaram muitas vezes. Mas agora estou em momento diferente e quero pensar nas minhas coisas. Mas não pensem que vou fazer uma grande mudança. Farei o que estiver ao meu alcance", disse na ocasião.

"Precisamos de uma federação moderna, seguindo o que muitas outras fazem fora do Brasil. A federação não tem dinheiro para fazer uma categoria, nem para ajudar um piloto. Mas poderia usar sua força e sua influência para formar uma categoria, fazer parcerias com empresas ou mesmo o governo para ajudar os pilotos", completou Massa.

A indicação é pioneira no cenário nacional, já que o procedimento padrão era o presidente da CBA indicar a ele próprio para compor o grupo.

Em seu último GP do Brasil, no domingo, Massa terminou em sétimo lugar. A corrida de despedida será no próximo dia 26, em Abu Dhabi.

Fórmula 1