Topo

Fórmula 1

Qual o melhor duelo contra Massa? Hamilton e ex-companheiros relembram

Mark Thompson/Getty Images
Massa e Alonso travam disputa no GP do Japão de 2016 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Abu Dhabi

22/11/2017 04h00

Em 15 temporadas na Fórmula 1, Felipe Massa entrou em muitas disputas por posição com outros pilotos - e algumas vezes até bateu rodas com alguns deles. Às vésperas da despedida do piloto brasileiro, que faz sua última corrida na categoria neste final de semana, em Abu Dhabi, o UOL Esporte questionou alguns dos que mais vezes lutaram por posição com Massa: qual foi o maior duelo com o vice-campeão de 2008?

“Batemos muitas vezes. Em 2011 foi um pesadelo!”, lembrou Lewis Hamilton. “Mas acho que minha melhor batalha com ele foi na minha segunda corrida na F-1, em 2007, na Malásia. Eu ficava toda volta enganando-o na curva 4. Fiquei muito orgulhoso porque eu era um novato e ele já estava na F-1 fazia um tempo, então fiquei com uma sensação muito boa por ter conseguido.”

Outro piloto que acabou crescendo ao lado de Massa foi Valtteri Bottas, que foi companheiro do brasileiro de 2014 a 2016.

“Tive vários momentos legais com Felipe na pista - e também fora dela. Acho que o melhor foi a largada que nós dois tivemos em Silverstone em 2015 [quando os dois superaram as Mercedes de Hamilton e Nico Rosberg e tomaram a liderança]. Aprendi muito com ele. Como com todos os companheiros que tive, sempre observo com cuidado o que posso aprender e com ele aprendi trajetórias em alguns circuitos e coisas do tipo.”

Piloto que mais tempo passou como companheiro de Massa, por quatro temporadas, entre 2010 e 2013, Fernando Alonso lembra que seus maiores duelos com o brasileiro foram antes dos dois dividirem a equipe Ferrari.

“Acho que Felipe sempre foi um oponente muito bom, um competidor duro. E sempre muito honesto. Às vezes eu concordei com ele, às vezes não. Mas ele nunca fez nada de propósito para fazer joguinhos, sempre foi muito direto e acho que todos gostamos disso. Já desejei o melhor para ele ano passado e faço isso de novo agora”, disse Alonso, referindo-se à primeira despedida do piloto.

“Lembro de duelos 2006, no ano que ele estava na Ferrari com o Michael [Schumacher] e eu na Renault e depois quando eu fui para a McLaren sempre estávamos muito próximos no grid. Ele sempre foi um adversário duro.”

Bem a seu estilo, Kimi Raikkonen não quis muita conversa quando perguntado sobre Massa. “Provavelmente eu escolheria algum duelo em 2007 ou 2008 [quando os dois foram companheiros na Ferrari], mas não me lembro de um específico. Ele teve uma boa carreira.”

O GP de Abu Dhabi encerra a temporada de 2017 da Fórmula 1 neste final de semana. O campeonato já tem Hamilton como campeão por antecipação.

Confira os horários do GP do Abu Dhabi (horário de Brasília)

Sexta-feira, 24/11
Treino Livre 1   07:00 – 08:30
Treino Livre 2   11:00 – 12:30
Sábado, 25/11
Treino Livre 3   08:00 – 09:00
Classificação – 11:00 – 12:00
Domingo, 26/11
Corrida – 11:00
 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!