Topo

Fórmula 1

Hamilton bate Vettel em treino mais importante da sexta-feira em Abu Dhabi

Lewis Hamilton, da Mercedes, nos treinos livres em Abu Dhabi - Mark Thompson/Getty Images
Lewis Hamilton, da Mercedes, nos treinos livres em Abu Dhabi Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Abu Dhabi

24/11/2017 12h30

Depois de Sebastian Vettel liderar a primeira sessão de treinos livres em Abu Dhabi, o campeão antecipado da temporada, Lewis Hamilton, foi o mais rápido no treino decisivo ao entardecer no circuito de Yas Marina. Mas a diferença entre os dois seguiu pequena: menos de dois décimos.

Também a exemplo da primeira sessão, as três primeiras colocações foram ocupadas por pilotos de equipes diferentes, mas desta vez Daniel Ricciardo foi mais veloz que o companheiro de Red Bull, Max Verstappen, que fechou em sexto. Com Raikkonen e Bottas na quarta e quinta colocações, o top 10 foi completado pelas duas Force India, com Esteban Ocon na frente de Sergio Perez. Nico Hulkenberg, com a Renault, se colocou em nono, e Fernando Alonso, da McLaren, fechou os 10 primeiros.

Depois de ficar em nono no treino da tarde em Abu Dhabi, Felipe Massa demonstrou ter problemas de aderência com a Williams e fechou em 11º lugar. Falando ao UOL Esporte após a sessão, o brasileiro se mostrou satisfeito com o desempenho do carro. "Não foi um dia ruim. Para mim, é uma corrida para ir para cima, pois não tenho nada a perder. Ainda mais porque estamos em uma briga de décimos entre quatro equipes, então vai ser muito importante fazer uma boa classificação para conseguir largar o mais à frente possível."

O segundo treino é o mais importante do final de semana, pois é realizado no mesmo horário da classificação e da corrida e é a única oportunidade de pilotos e equipe entenderem como a queda da temperatura da pista ao longo da sessão afeta o rendimento dos pneus.

A borracha da Pirelli, inclusive, foi o centro das conversas entre pilotos e engenheiros, com alguns, como Verstappen, reclamando que não conseguiam forçar o carro por toda a volta nas simulações de classificação. “O pneu acaba na curva 10”, reclamou o holandês.

Os pilotos terão ainda mais uma hora de treinos livres, a partir das 8h da manhã do sábado pelo horário de Brasília, para acertarem seus carros antes da classificação, que começa às 11h.

Fórmula 1