Topo

Fórmula 1

Quem disse que não tem decisão de título na F-1? E com brasileiro na final

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Abu Dhabi

24/11/2017 05h49

O campeonato da Fórmula 1 oficialmente já coroou seu campeão há cerca de um mês, quando Lewis Hamilton selou o tetracampeonato no GP do México. Mas a prova que encerra a temporada, em Abu Dhabi, também terá uma disputa de título: o primeiro campeão virtual da categoria.

A final da Esports Series Finals será nesta sexta-feira e sábado dentro do paddock da F-1 em Abu Dhabi, com direito a brasileiro na briga, Igor Fraga, um dos 20 finalistas.

Serão disputadas três corridas, nos circuitos de Montreal, Spa-Francorchamps e Abu Dhabi, com direito a treino livre e classificação. O campeão deverá ser conhecido no sábado à noite nos Emirados, com rodada dupla que começa às 14h pelo horário de Brasília.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal F1 Esports Twitch na internet (www.twitch.tv/f1esports/). No total, 63,827 jogadores do mundo todo entraram na competição virtual, que começou em agosto com as preliminares. As semifinais foram assistidas por 1.3 milhão de pessoas por meio do Facebook.

Entre os finalistas, estão, quatro alemães, britânicos e italianos, além do brasileiro, dois dinamarqueses, um finlandês, um chileno, um turco, um holandês e um polonês.

Dos simuladores para a McLaren
O mercado de campeonatos virtuais vem crescendo na Fórmula 1 nos últimos meses. Além do campeonato organizado pela FIA, Fernando Alonso anunciou nesta quinta-feira em Abu Dhabi que terá equipe própria no esports, a FA Racing G2 Logitec, em parceria com a melhor equipe de automobilismo virtual da atualidade e a parceira da McLaren especializada em fones de ouvido para games.

A Logitech já tinha feito parceria com a McLaren para encontrar o novo piloto de desenvolvimento da equipe. Em uma competição online com mais de 30 mil participantes, o ex-gerente de vendas Rudy van Buren ganhou o emprego dos sonhos para muitos gamers: fará parte do desenvolvimento do carro com que Alonso e Stoffel Vandoorne vão correr em 2018.

Fórmula 1