Topo

Fórmula 1

Após mais de 30 anos e título com lendário argentino, Alfa Romeo volta à F1

Juan Manoel Fangio foi campeão da temporada 1951 da Fórmula 1 pela Alfa Romeo - Reuters
Juan Manoel Fangio foi campeão da temporada 1951 da Fórmula 1 pela Alfa Romeo Imagem: Reuters

Da agência ANSA

29/11/2017 09h59

Após ficar 33 anos fora da Fórmula 1, a Alfa Romeo anunciou nesta quarta-feira (29) que fechou uma parceria com a Sauber e estará nas pistas a partir de 2018. A montadora italiana tem, entre suas conquistas na modalidade, o título conquistado em 1951 pelo argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial da categoria.

O nome da equipe será Alfa Romeo Sauber F1 Team, e o acordo plurianual prevê a cooperação em "nível estratégico, comercial e tecnológico".

"A parceira permitirá uma troca de informações de engenharia e know-how técnico, e trará novas oportunidades para as duas organizações com a Fórmula 1 e além", diz a nota oficial no site da Sauber.

O retorno da Alfa Romeo à categoria era ventilado desde o ano passado, com o presidente da Ferrari e CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, dando diversas declarações sobre um possível retorno. Para 2018, as unidades de potência da Sauber serão da Ferrari.

"O acordo com a Sauber F1 Team é um passo significante no redesenho da marca Alfa Romeo, que retorna para a F1 após uma ausência de mais de 30 anos. Uma marca histórica que ajudou a fazer a história desse esporte, Alfa Romeo vai se juntar a outros grandes fabricantes de carros que participam da Formula 1", disse Marchionne, em nota.

Segundo o CEO da FCA, "ao mesmo tempo, os fãs da Alfa Romeo poderão mais uma vez ter a oportunidade de apoiar uma fabricante que está determinada a começar a escrever um empolgante novo capítulo em sua histórica única e lendária".

A marca italiana esteve na principal categoria do automobilismo entre os anos de 1950 e 1988, como construtora e fornecedora de motores. Já nos seus dois anos de estreia, ela conquistou o Mundial de Pilotos com Nino Farina e Juan Manuel Fangio, respectivamente.

Entre 1961 e 1979, a Alfa Romeo forneceu motores para diversas equipes e, em 1979, retornando como construtora, ficou na sexta colocação entre as equipes. 

Fórmula 1