Fórmula 1

Nova proteção no cockpit pode dificultar a vida dos pilotos grandes na F-1

Eric Alonso/AFP Photo
Sebastian Vettel testa halo na Ferrari em abril de 2016 Imagem: Eric Alonso/AFP Photo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

21/12/2017 10h51

Uma das maiores dores de cabeça para as equipes no projeto dos carros para a próxima temporada é encaixar o halo, proteção de cockpit obrigatória a partir do ano que vem. A peça, que tem forma de dois arcos e é encaixada no chassi, é padronizada, mas as equipes terão uma pequena área para trabalharem a parte aerodinâmica como desejarem.

Mas não é apenas por desviar o fluxo de ar que a peça preocupa os engenheiros. Especialmente aqueles que têm em suas equipes pilotos mais altos e pesados: projetado para suportar choques de grande intensidade, o halo é pesado, comprometendo não apenas o peso total do carro, como também sua distribuição.

O peso é provavelmente o maior impacto, ainda que as pessoas não estejam falando tanto disso”, revelou o diretor técnico da Williams, Paddy Lowe. “É um equipamento muito pesado porque não é só a peça em si, mas também a estrutura que temos de colocar para suportar as cargas. Em termos de performance, o peso será um problema mais significativo que o impacto aerodinâmico, que é insignificante.”

Por conta disso, existe a possibilidade dos pilotos mais altos e pesados serem os mais prejudicados. Já prevendo o aumento do peso total do carro com a implementação do halo, as regras para 2018 contam com um aumento de 6kg no peso mínimo, que soma o carro e o piloto. Porém, Lowe alerta que isso não é suficiente para acomodar todo o peso extra do novo equipamento.

“Eles aumentaram o peso mínimo, mas não o suficiente para abater o impacto do halo, então acho que é por isso que será um desafio para as equipes.”

Andar com o carro no peso mínimo ou até ligeiramente abaixo dele, podendo jogar com lastros em posições estratégicas, é um grande desafio para as equipes. Na temporada 2017, até mesmo a Mercedes sofreu com este problema. O impacto varia dependendo do circuito, mas em uma pista como o Circuito da Catalunha, cada 10kg a mais significam o aumento de 0s3 por volta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Topo