Topo

Fórmula 1

Acidente completa 4 anos, e mistério sobre estado de Schumacher só aumenta

O piloto alemão Michael Schumacher - YASUYOSHI CHIBA-25.nov.2012/AFP
O piloto alemão Michael Schumacher Imagem: YASUYOSHI CHIBA-25.nov.2012/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

29/12/2017 04h00

Um dos segredos mais bem guardados da Fórmula 1 e uma das histórias mais trágicas do esporte completa quatro anos nesta sexta-feira: foi em um 29 de dezembro, em 2013, que o maior vencedor da história da categoria, Michael Schumacher, sofreu um grave acidente de esqui.

O alemão teve uma lesão traumática cerebral ao bater a cabeça em uma rocha enquanto esquiava com o filho Mick e um grupo de amigos, na região de Grenoble, perto da fronteira entre a França e a Suíça.

Schumacher ficou em coma induzido por seis meses, até ser liberado para voltar para casa, em setembro de 2014. Desde então, está em tratamento em sua casa nos arredores de Genebra, na Suíça.

Apenas os amigos mais próximos estiveram com Schumacher nestes quatro anos, e eles evitam falar sobre o assunto. Mesmo nos bastidores da Fórmula 1 não se comenta sobre a situação médica do ex-piloto.

Embora seja grande o esforço da família e da agente de Schumacher, Sabine Kehm, para manter o sigilo sobre a situação do alemão, muito já foi dito - e uma das tentativas de furar este bloqueio acabou até em morte, quando um homem acusado de ter roubado o prontuário médico e tentado vendê-lo a publicações europeias cometeu suicídio na prisão.

A última informação falsa é da existência de um vídeo que teria registrado o momento do acidente. As imagens foram postadas nas mídias sociais e estão sendo usadas para direcionar os usuários a anúncios virais.

Na imprensa, cada vez menos boatos sobre Schumacher são ventilados, até em função do cerco fechado da família, que processou publicações especialmente na Alemanha. Na última onda de notícias, comentava-se sobre uma possível transferência para os Estados Unidos, em um centro especializado em traumas cerebrais no Texas, o que nunca foi confirmado.

Tentando manter-se longe das especulações, a família oficializou recentemente a criação de uma iniciativa sem fins lucrativos para "usar o espírito de luta de Michael para inspirar pessoas". Para começar, os fãs podem escolher imagens para criar um mosaico de uma foto do GP do Japão de 2000, quando o alemão conquistou seu primeiro título pela Ferrari.

A fundação tem como base uma frase do próprio Schumacher, de 2007. “Sempre acreditei que você jamais deveria desistir e que deveria continuar lutando mesmo que houvesse apenas uma chance mínima".

Aos poucos, enquanto progride em sua carreira no automobilismo, seu filho Mick também tem aparecido com mais frequência na mídia. Ele marcou presença no paddock da Fórmula 1 no GP da Bélgica deste ano, em uma homenagem ao pai, dando uma volta no circuito de Spa-Francorchamps com a Benetton com a qual Michael conquistou sua primeira vitória na categoria, em 1992.

Schumacher - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Fórmula 1