Topo

Fórmula 1

Williams anuncia piloto russo como substituto de Felipe Massa

Sergey Sirotkin, novo piloto da Williams para a temporada de 2018 - Dan Mullan/Getty Images
Sergey Sirotkin, novo piloto da Williams para a temporada de 2018 Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 09h13

Nesta terça-feira (16), a Williams anunciou que Sergey Sirotkin será companheiro de Lance Stroll na temporada 2018 da Fórmula 1. O piloto russo chega para substituir o brasileiro Felipe Massa, que se aposentou no fim do ano passado.

Piloto de 22 anos de idade, Sirotkin passou as duas últimas temporadas como piloto de testes e reserva da Renault. O russo chamou atenção da Williams nos testes de fim de ano da Pirelli em Abu Dhabi.

Ainda sem corridas de Fórmula 1 na carreira, Sirotkin participou de seis treinos livres e dois testes com a Renault antes de guiar o carro da Williams em Abu Dhabi.

“Dizer que estou feliz e orgulhoso por me juntar a uma equipe tão famosa quanto a Williams é um eufemismo. Foi preciso uma grande quantidade de trabalho para chegar onde estou, e estou muito feliz e grato a todos os envolvidos”, disse Sirotkin, em vídeo divulgado pela equipe.

Também cotado para a vaga efetiva, o polonês Robert Kubica foi confirmado como piloto reserva e de desenvolvimento da equipe. Kubica disputou a sua última temporada de Fórmula 1 em 2010 e também fez testes para ser o companheiro de Stroll. Ele admitiu recentemente que tem limitações por consequência do acidente de rali sofrido em 2011. 

Segundo reportagem do site britânico "Motorsport", espera-se que Sirotkin leve ajuda de custo de cerca de 15 milhões de libras (aproximadamente R$ 66 milhões) para a Williams. O dinheiro do piloto vem do grupo bancário SMP e seria um aporte importante para a Williams, que vai receber menos da família Stroll na próxima temporada - algo determinado pelo contrato do piloto, assinado em 2016 - e perdeu dois patrocinadores, somando um "rombo" de 30 milhões no orçamento da próxima temporada.

A imprensa russa chegou a noticiar que Sirotkin seria anunciado em dezembro, mas o UOL Esporte apurou que punições impostas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos atingiram os dois principais acionistas do banco SMP, Arkady e Boris Rotenberg, o que travou a negociação. Isso ocorreu devido às relações próximas dos banqueiros com Vladimir Putin, além de acusações de lavagem de dinheiro relacionadas às negociações durante a construção do parque olímpico de Sochi, onde é realizado o GP da Rússia de Fórmula 1.

Isso dificultou as negociações entre a Williams e Sirotkin, especialmente pelo fato da equipe estar listada na Bolsa de Valores de Frankfurt, e chegou a dar esperanças para Kubica. Mas o anúncio desta terça-feira representa um final feliz para o piloto russo.

Massa manda recado

Aposentado da categoria, o brasileiro Felipe Massa mandou uma mensagem para a equipe após a confirmação de Sergey Sirotkin como seu substituto."Boa sorte para a Williams,  o melhor para a temporada de 2018", escreveu.   

 

  

Fórmula 1