Topo

Fórmula 1

F1, Indy, Le Mans e ainda mais. Alonso está interessado em testar na Nascar

Fernando Alonso está interessado em outras categorias do automobilismo - Hassan Ammar/AP
Fernando Alonso está interessado em outras categorias do automobilismo Imagem: Hassan Ammar/AP

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 08h10

A Fórmula 1 parece ter desanimado mesmo o espanhol Fernando Alonso. Após confirmar a presença na Indy 500 deste ano e nas 24 Horas Le Mans, o piloto disse que está interessado em testar na Nascar.

“A Nascar é única, onde a técnica de condução é diferente. O gerenciamento de tráfego, a estratégia que você precisa montar, os treinos, a arrancada... Esse tipo de estratégia é o que sinto falta nas minhas habilidades se eu correr a Nascar. Eu precisarei de muita experiência, o que não tenho em minha carreira agora”, falou Alonso.

“Seria bom testar na Nascar, sentir... E enquanto estiver dirigindo, saberei se vou gostar de correr ou não. Do lado de fora, eu gosto de assistir as corridas, mas dentro é uma coisa muito diferente”, acrescentou o piloto espanhol.

Em 2017, desanimado com a falta de confiabilidade do carro da McLaren, Alonso abriu mão de disputar o GP de Mônaco e decidiu participar, no mesmo dia, em 29 de maio, das 500 Milhas de Indianápolis, a mais icônica das etapas da Fórmula Indy. Liderou a prova por 27 voltas, mas foi forçado a abandonar faltando 21 voltas para o fim, com problema no motor Honda, o mesmo que, naquele período, o estava impedindo de somar pontos na Fórmula 1.

Alonso gostou tanto da experiência que confirmou presença na edição deste ano da Indy 500, além de migrar também para o Endurance. Depois de Daytona, o espanhol irá disputar a lendária 24 Horas de Le Mans, em junho, na França.

O objetivo maior, no médio prazo, é tornar-se o segundo piloto da história a completar a Tríplice Coroa do automobilismo - vencer GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e Le Mans. Apenas o britânico Graham Hill, bicampeão mundial de Fórmula 1 (1962 e 1968), obteve o feito no mesmo ano.

Em três temporadas com a McLaren, a melhor posição de Fernando Alonso no Mundial de Pilotos foi o décimo lugar de 2016. No campeonato passado, ficou em 15º, somando os primeiros pontos apenas na nona etapa, no Azerbaijão, em que chegou na nona posição.

Fórmula 1