Topo

Fórmula 1

Vettel aproveita safety car, ultrapassa Hamilton e vence GP da Austrália

Sebastian Vettel comemora a vitória no GP da Austrália - Brandon Malone/Reuters
Sebastian Vettel comemora a vitória no GP da Austrália Imagem: Brandon Malone/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/03/2018 03h43

Sebastian Vettel se aproveitou do safety car virtual e venceu neste domingo (25) a primeira prova da temporada da Fórmula 1. O alemão largou na terceira colocação no Grande Prêmio da Austrália e esperou até o momento certo para ir aos boxes do Albert Park, saindo deles na frente de Hamilton e administrando a ponta até cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

Após conquistar a pole position no sábado (24), o atual campeão da Fórmula 1 manteve a primeira posição na largada e ficou na frente até a 20ª volta, quando realizou sua parada e caiu para segundo, ultrapassado por Vettel. O alemão esperou um pouco mais e usou a 26ª volta para trocar os pneus, logo após a Haas de Grosjean falhar no meio da pista e motivar o safety car. A estratégia deu certo e resultou na vitória da Ferrari.

A escuderia italiana ainda completou o pódio com Kimi Raikkonen, que havia largado em segundo e terminou na terceira colocação, apesar da pressão de Ricciardo.

Raikkonen e Vettel tentaram ganhar posições desde a largada, quando partiram para cima de Lewis Hamilton e não tiveram sucesso. O inglês manteve a ponta após uma investida inicial da dupla da Ferrari, que manteve as posições de largada. O finlandês, que saiu em segundo, ainda perseguiu o piloto da Mercedes pelas primeiras curvas, porém não conseguiu evitar que o piloto da Mercedes desgarrasse na frente.

A quarta posição, por outro lado, trocou de dono. Verstappen acabou ultrapassado por Magnussen, dando continuidade ao bom fim de semana da Haas, que ainda teve Grosjean mantendo a sexta colocação. A corrida foi seguindo a mesma toada até a quinta volta, quando a Williams de Sirotkin falhou na pista.

Além de Sirotkin, Marcus Ericsson teve que se retirar da corrida uma volta antes, mas não afetou a prova dos demais pilotos, afinal teve tempo de se dirigir diretamente aos boxes antes de encerrar sua participação.

Buscando recuperar a quarta posição perdida na largada, Verstappen encostou em Magnussen na décima volta e tentou a ultrapassagem, mas perdeu o controle de seu carro e acabou ficando para trás de Grosjean, Ricciardo e Hulkenberg, que aproveitaram o erro do holandês para subir na classificação.

Alvo de Verstappen no momento do erro, Magnussen era a linha divisória entre duas disputas distintas na Austrália. A mais de dez segundos de Vettel, terceiro, após uma dezena de voltas, o dinamarquês da Haas era o “líder” do segundo pelotão da prova.

Isso porque Hamilton, Raikkonen e Vettel, nesta ordem, abriram larga vantagem dos demais competidores e desenharam qual seria o pódio desde o começo.

Pierre Gasly, da Toro Rosso, foi o terceiro a abandonar a prova, após apresentar um problema no motor e se retirar após uma parada nos boxes na 13ª volta. Na 19ª volta, Kimi Raikkonen realizou seu primeiro pit stop, perdendo a segunda colocação para Sebastian Vettel. Na volta seguinte foi a vez de Hamilton, também ultrapassado pelo piloto alemão.

Pouco depois, a sorte da Haas começou a virar. Até então quarto colocado, Magnussem teve algum problema em seu carro e abandonou a prova na 22ª volta. Duas voltas depois, Grosjean teve um problema no meio da pista e teve que deixar a corrida, motivando safety car virtual.

Aproveitando o momento, Vettel realizou sua primeira parada nos boxes e voltou ao circuito logo na frente de Hamilton, assumindo de fato a liderança da prova. Foram cinco voltas de liderança confortável para o alemão, embora os demais pilotos tenham se aproximado por conta do safety car.

Com menos de metade da prova restando, Vettel e Hamilton despontaram para um duelo particular, enquanto Raikkonen ficou um pouco para trás na terceira colocação, pressionado por Ricciardo. Em quinto, Fernando Alonso estava em situação semelhante à do finlandês, pois era seguido de perto por Verstappen.

A disputa pela liderança chegou a seu clímax por volta da 45ª volta, quando Hamilton decidiu partir para o ataque a Vettel. O inglês encurtou a distância, mas abusou em uma curva e saiu da pista brevemente, permitindo que o alemão abrisse segundos de vantagem que lhe deram conforto. O piloto da Mercedes tentou se recuperar, porém teve um problema nos pneus traseiros, deixou Vettel desgarrar e assegurar a vitória.

Nos outros duelos do topo, Raikkonen mantinha distância segura a Ricciardo, porém o australiano acelerou nas voltas finais para tentar seu primeiro pódio em casa na Fórmula 1. O piloto da Red Bull registrou a volta mais rápida da corrida e pressionou o finlandês até o final, mas teve que se contentar com a quarta colocação.

Também com uma Red Bull na cola, Fernando Alonso controlou as investidas de Max Verstappen e terminou na quinta colocação.

Confira como ficou a classificação

  1. Sebastian Vettel (Ferrari) 1h29min33s283
  2. Lewis Hamilton (Mercedes) a 5s036
  3. Kimi Raikkonen (Ferrari) a 6s309
  4. Daniel Ricciardo (Red Bull) a 7s069
  5. Fernando Alonso (McLaren) a 27s886
  6. Max Verstappen (Red Bull) a 28s945
  7. Nico Hulkenberg (Renault) a 32s671
  8. Valtteri Bottas (Mercedes) a 34s339
  9. Stoffel Vandoorne (McLaren) a 34s921
  10. Carlos Sainz Jr (Renault) a 45s722
  11. Sergio Perez (Force India) a 46s817
  12. Esteban Ocon (Force India) a 1min00s278
  13. Charles Leclerc (Sauber) a 1min15s759
  14. Lance Stroll (Williams) a 1min18s288
  15. Brandon Hartley (Toro Rosso) a uma volta

Não completaram

16. Romain Grosjean (Haas) 24ª volta
17. Kevin Magnussen (Haas) 22ª volta
18. Pierre Gasly (Toro Rosso) 13ª volta
19. Marcus Ericsson (Sauber) 5ª volta
20. Sergey Sirotkin (Williams) 4ª volta

Fórmula 1