Topo

Fórmula 1

Mercedes e Ferrari dominam, mas Ricciardo surpreende e lidera treino livre

Ricciardo foi o primeiro colocado nos treinos livres desta sexta - Juan Medina/Reuters
Ricciardo foi o primeiro colocado nos treinos livres desta sexta Imagem: Juan Medina/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/04/2018 09h35

No treino livre para o Grande Prêmio do Bahrein realizado na manhã desta sexta-feira, Daniel Ricciardo, da Red Bull, foi a grande surpresa. Com 1min31s060, o australiano bateu o domínio das Mercedes de Hamilton e Bottas e as Ferrais de Raikkonen e Vettel, que se alternaram na ponta.

Max Verstappen, da Red Bull, foi o único a não marcar tempo. O holandês teve um problema com o motor do seu carro logo no início das atividades.

Com o treino livre encerrado às 9h30, a programação do GP do Bahrein só retorna no dia seguinte. No sábado, há um terceiro treino livre às 9h e o treino de classificação às 12h. No domingo, a corrida começa às 12h10. Os horários são os de Brasília.

O treino

Logo no início do treino, Max Verstappen teve problemas com o motor de seu carro. O holandês precisou empurrar sua Red Bull até os boxes e não pôde mais participar da primeira sessão de treinos livres.

Quando Lewis Hamilton entrou na pista, ele logo fez o melhor tempo (1min32s532) e Stoffel Vandorne surpreendeu e fez o terceiro. Com 50 minutos para o fim das atividades no Bahrein, o britânico era seguido por Bottas, Vandoorne, Raikkonen e Vettel.

Fernando Alonso, que era o 11º colocado, foi o primeiro a retornar à pista após a pausa dos pilotos. O espanhol conseguiu se recuperar e fez o terceiro melhor tempo, com 0s2 atrás de Bottas, dono do segundo melhor tempo até então.

A pouco mais de meia hora para o fim do treino livre, os 10 primeiros colocados eram os seguintes: Grosjean, Hamilton, Magnussen, Bottas, Alonso, Leclerc, Stroll, Vandoorne, Raikkonen e Vettel.

O britânico foi à pista para melhorar seu tempo. Em um primeiro momento, Hamilton cometeu um erro e desperdiçou a volta. Apesar disso, ele deu a volta por cima e reassumiu a liderança com o segundo giro, cravando 1min32s272.

Bottas entrou na pista em seguida e assumiu a ponta com menos de 30 minutos para o final do treino. Ele marcou 1min31s364 e passou o companheiro de equipe. Ambos os pilotos da Mercedes estavam utilizando o pneu macio.

Os carros da Ferrari demoraram para retornar para a pista na segunda parte do treino. Mas quando partiram para suas voltas foram bem. Raikkonen encostou em Bottas e Vettel veio logo atrás.

Com 20 minutos para o fim do treino, os 10 primeiros eram Bottas, Raikkonen, Vettel, Hamilton, Grosjean, Gasly, Sainz, Magnussen, Hulkenberg e Alonso.

Veja a classificação:

1. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
2. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6. Romain Grosjean (FRA/Haas)
7. Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso)
8. Carlos Sainz (ESP/Renault)
9. Kevin Magnussen (DIN/Haas)
10.  Nico Hulkenberg (ALE/Renault)
11.  Fernando Alonso (ESP/McLaren)
12. Charles Leclerc (MON/Sauber)
13. Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren)
14. Lance Stroll (CAN/Williams)
15. Sergey Sirotkin (RUS/Williams)
16. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso)
17. Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
18. Sergio Perez (MEX/Force India)
19. Esteban Ocon (FRA/Force India)
20. Max Verstappen (HOL/Red Bull) – sem tempo

Fórmula 1