Topo

Fórmula 1

Pilotos da F-1 eram amigos de infância. Hoje mal se falam por rivalidade

Esteban Ocon, piloto da Force India - Divulgação/F1
Esteban Ocon, piloto da Force India Imagem: Divulgação/F1

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

11/04/2018 11h24

Eles têm praticamente a mesma idade e se acostumaram ao longo dos anos a dividir as vitórias, primeiro no kartismo francês, depois nas categorias de base do automobilismo até chegarem à Fórmula 1. Porém, o fato de Esteban Ocon, de 21 anos, e Pierre Gasly, de 22, terem sido os maiores expoentes de uma geração de pilotos na França acabou não fazendo bem para a amizade entre eles.

Ocon, que estreou na F-1 em 2016 e hoje está na Force India, e Gasly, que chegou à categoria ano passado, pela Toro Rosso, eram inseparáveis na infância, quando já competiam juntos de kart. Mas as coisas começaram a mudar quando, segundo Gasly, Ocon passou a perder para ele.

“Eu comecei a ganhar dele e ele não gostou, então não somos mais amigos”, revelou o piloto, que chega à terceira etapa do campeonato, na China, com moral depois de chegar em quarto no GP do Bahrein e ser votado o melhor piloto da prova.

“Fiz muitas coisas junto com Esteban. Quando nós tínhamos 9 ou 10 anos, costumávamos testar nossos karts na neve, dar cinco voltas e depois voltar porque estava muito frio. A gente saía da pista, tentava esquentar um pouco e depois voltar para mais umas quatro voltas”, relembrou.

“Costumávamos passar muito tempo juntos mas depois chegou num ponto em que ele ficou muito chateado e daí não foi mais tão legal. Então a gente meio que parou de andar junto. E depois disso sempre houve uma grande rivalidade entre nós. Acho que um respeita o outro como piloto.”
Gasly disse que, hoje em dia, os dois conversam sobre qualquer assunto. A não ser que envolva competição.

“Se não conversamos sobre corrida, não tem problema.Passamos tempo juntos, um respeita o outro, mas não passa disso.”

Questionado sobre as declarações do compatriota, Ocon demonstrou supresa por Gasly ter sido tão aberto. “Ele disse isso mesmo? Isso é algo pessoal, não gostaria de comentar.”

O GP da China será realizado neste final de semana, com largada às 3h10 do domingo pelo horário de Brasília.

Fórmula 1