Topo

Fórmula 1

Pole position, Vettel se diz "surpreso" com diferença sobre a Mercedes

Vettel não escondeu a surpresa pelo domínio da Ferrari no treino de classificação deste sábado - Andy Wong/AP
Vettel não escondeu a surpresa pelo domínio da Ferrari no treino de classificação deste sábado
Imagem: Andy Wong/AP

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/04/2018 06h46

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, conquistou a pole position para o GP da China de maneira emocionante. Quando o cronômetro estava zerado no Q3, o tetracampeão mundial bateu o recorde do circuito de Xangai, superou o companheiro Kimi Raikkonen e assegurou o primeiro lugar. Até o próprio piloto de número 5 se mostrou surpreendido com o resultado final deste sábado.

A principal surpresa do alemão ocorreu no fim, ao ver a diferença para as Mercedes no treino de qualificação. Tanto Valtteri Bottas (terceiro no grid) e Lewis Hamilton (quarto) terminaram com mais de 0s5 de desvantagem em relação a Vettel, que, no entanto, espera uma disputa maior na corrida deste domingo.

“Arrisquei o máximo na última curva e funcionou, foi um bom resultado para o time. Estou surpreso com a diferença sobre a Mercedes. Acredito que ninguém, incluindo nós, esperava isso. Amanhã acredito que será uma disputa acirrada”, analisou o piloto alemão da Ferrari.

Enquanto Vettel deixou o circuito animado com o próprio desempenho, Kimi Raikkonen não escondeu a ponta de frustração por perder a pole position no último instante. Ainda na pista após a sessão, o veterano finlandês classificou o resultado como “ok”.

“Não foi bom o bastante. Não foi exatamente o que eu queria, mas vamos ver agora o que podemos fazer”, declarou Raikkonen, que não encontrou uma explicação para a derrota na disputa com Vettel deste sábado.

“Na verdade, nada aconteceu. Eu perdi algum tempo, mas não sei. Não sinto que cometi algum grande erro. Foi bem perto, mas perto o suficiente para ter uma diferença. Não foi o ideal. Amanhã [domingo] é o dia, vamos ver o que vai acontecer”, discursou, em conversa com a Autosport.

Os dois carros da Ferrari vão largar na primeira fila pela segunda corrida consecutiva. Até o momento, a escuderia lidera o campeonato de construtores com 65 pontos, dez a mais do que a Mercedes. Vettel, pole position neste domingo, é o primeiro colocado no Mundial de pilotos, enquanto Raikkonen ocupa o quinto posto, disputadas duas etapas da categoria máxima do automobilismo.

Fórmula 1