Topo

Fórmula 1

Ricciardo se emociona e brinca: "Parece que não ganho corridas fáceis"

Aly Song/Reuters
Ricciardo comemorou a vitória bebendo champagne na própria bota; australiano superou adversidades na China Imagem: Aly Song/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2018 07h11

No sábado, a possibilidade de sequer treinar ao ver o motor estourar. Domingo, champagne na bota e festa pela vitória. A reviravolta no fim de semana do GP da China emocionou Daniel Ricciardo. Após escaparem algumas lágrimas no momento do pódio, o vencedor da terceira etapa do Mundial de Fórmula 1 brincou com o próprio desempenho em Xangai.

Ricciardo saiu na terceira fila, depois de os mecânicos realizarem um trabalho rápido para colocar o carro na pista entre o terceiro treino livre e a sessão de classificação. Neste domingo, após a Red Bull optar pela segunda troca de pneus durante o Safety Car, o australiano cresceu de ritmo, mostrou-se paciente para atacar na hora certa e saiu com a vitória.

“Parece que não ganho corridas fáceis, mas é divertido. Há 24h, achei que ia largar do fim do grid. Os mecânicos aprontaram meu carro e tenho que agradecer muito. Essa é a recompensa pelo trabalho”, discursou Ricciardo, minutos após ser congratulado como o vencedor da corrida chinesa.

“Estávamos na curva, e imediatamente falaram para a gente fazer uma nova parada dupla. Foi tudo muito rápido. Quero agradecer a equipe, pois essa não é uma vitória como outra qualquer”, acrescentou.

As paradas duplas citadas pelo vencedor da etapa foram o principal acerto da Red Bull. Mesmo com a categoria sob julgamento, ainda fruto do acidente com o mecânico da Ferrari, a escuderia austríaca chamou os dois pilotos [Ricciardo e Verstappen] ao mesmo tempo para os boxes.

Com isso, a Red Bull ganhou tempo, e os pilotos se aproveitaram. Únicos do bloco da frente a pararem duas vezes, Ricciardo e Verstappen sobraram diante de Ferrari e Mercedes, que optaram por apenas um pitstop. O australiano terminou com a vitória, e o holandês só não chegou ao pódio pelos próprios erros – saiu da pista ao tentar ultrapassar Hamilton e bateu em Vettel.

A sexta vitória na carreira permite a Ricciardo sonhar com um futuro ainda mais promissor na categoria. O australiano chegou aos 37 pontos e ocupa a quarta colocação no Mundial de Pilotos; Vettel lidera com 54. A próxima etapa da Fórmula 1 vai ocorrer em 29 de abril, no Azerbaijão.