Topo

Fórmula 1

Depois de críticas, mascote da F1 tem lançamento misterioso na China

Seria esse o mascote da Fórmula 1, Axel, ao lado do DJ Armin van Buuren? - Divulgação
Seria esse o mascote da Fórmula 1, Axel, ao lado do DJ Armin van Buuren? Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

18/04/2018 04h00

O anúncio de que a Fórmula 1 passaria a ter um mascote aconteceu no 1º de abril, mas foi apenas uma coincidência: Axel deveria aparecer pela primeira vez durante o GP da China, pegando carona em um evento promocional que a categoria realizaria no centro de Xangai no final de semana da corrida.

O evento, F1 Live, de fato aconteceu, com a presença de ex-pilotos da categoria, como Jackie Stewart e Nico Rosberg, e apresentações de bandas locais e do DJ holandês Armin van Buuren. A reportagem do UOL Esporte presenciou o evento, que também contava com réplicas de carros de F-1 e F-2, mas o mascote não apareceu.

Assim como quando a Liberty Media, que controla a parte comercial do esporte, anunciou que as grid girls deixariam de fazer parte das corridas, houve uma reação negativa em relação ao mascote que, para muitos fãs, infantilizaria a imagem do esporte.

Para os dirigentes, contudo, o mascote “vai elevar o clima dos Festivais de F-1 entretendo as pessoas e mostrando habilidades de dança impressionantes para se relacionar com a audiência. Axel também vai atuar nos jogos virtuais e estará com os convidados do festival.”

Em Xangai, contudo, não houve nenhum lançamento oficial do mascote e sua imagem não circulou nas mídias oficiais da F-1, causando o questionamento no paddock. Acredita-se que Axel seja o personagem que posou com Van Buuren no evento no centro da cidade: um mascote vestido com capacete e macacão pretos, mas o fato de não haver nenhuma menção oficial causou estranheza.

Axel não deve aparecer durante as corridas em si. De acordo com a Liberty Media, suas ações ficariam restritas aos festivais. Além do evento chinês, estão confirmados outros três para este ano: em Marselha, no final de semana do GP da França; em Berlim, em conjunto com o GP da Alemanha; e em Miami, para ajudar na promoção do GP dos Estados Unidos.

Assim como a misteriosa estreia de Axel, as grid girls também podem ter um destino diferente do que a Liberty Media esperava: no Bahrein, a companhia aérea que patrocina o GP já tinha, meses antes do anúncio, programado lançar seu novo uniforme no grid, e as modelos seguiram adiante com o lançamento.

Já a organização do GP de Mônaco anunciou que terá modelos no grid, mesmo após a decisão dos dirigentes.

Fórmula 1