Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 estuda aumentar tamanho das rodas em 2021, diz site

Reprodução
Em 2006, Mercedes fez testes com pneus mais largos. Ideia será analisada pela Fórmula 1 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/06/2018 14h52

A organização da Fórmula 1 estuda a possibilidade de utilizar rodas maiores para a temporada de 2021. A informação é do site “Motorsport”, que afirma que o tamanho dos aros seria um atrativo em termos de marketing. 

A ideia de trocar as 13 polegadas por 18 não é recente. Em 2014, a Lotusjá havia feito testes com rodas de 18 polegadas. Mas o plano de deixá-las maiores não foi levado adiante na época.

Desta vez, a F-1 incluirá esse assunto no pacote de discussões para 2021. O lado negativo da adoção de aros maiores seria a necessidade de se redesenhar a suspensão dos carros.

Chefe da Pirelli, Mario Isola diz que o tema ainda não foi analisado com detalhes pela F-1, mas que já houve sinais para que a empresa faça experimentos com rodas de 18 polegadas - mudança que, segundo ele, também seria favorável em relação aos pneus utilizados.

"Para nós, é sempre tecnologia. Nós estamos felizes com 13 polegadas, e estaríamos felizes com 18. Os pneus ficam mais visíveis. Quanto maiores os pneus, melhor. Mas os desafios tecnológicos são diferentes", disse Isola ao Motorsport.

“Acho que 2020 está muito perto para uma mudança tão grande. Não faz muito sentido considerando que, em 2021, teremos outras mudanças, então é melhor fazer tudo de uma vez”

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!