Topo

Fórmula 1

Hamilton vence com sobras o GP da França e recupera liderança do campeonato

Jean-Paul Pelissier/Reuters
Lewis Hamilton venceu o GP da França e assumiu a liderança Imagem: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/06/2018 12h44

Lewis Hamilton confirmou o fim de semana perfeito neste domingo ao vencer o GP da França. O 65º triunfo na carreira - o terceiro na temporada - fez o inglês da Mercedes voltar à liderança do campeonato, com 145 pontos - Sebastian Vettel, que se envolveu em um acidente na primeira volta e foi o quinto colocado, soma 131 pontos.

Max Verstappen  e Kimi Raikkonen completaram o pódio da oitava prova do ano, seguidos por Daniel Ricciardo, o terceiro colocado na classificação, com 96 pontos. Valtteri Bottas, que chegou em sétimo, é o quarto colocado, com 92 pontos.

Hamilton teve uma corrida tranquila e viu, logo na largada, Vettel tocar o carro de Bottas. Sem seus principais adversários, o tetracampeão ditou o ritmo da prova e não foi ameaçado em nenhuma ocasião. O inglês completou assim um trabalho perfeito, com a pole position e os melhores tempos nos dois primeiros treinos livres.

A Fórmula 1 volta já na próxima semana. O GP da Áustria, a nona corrida da temporada 2018, acontece no domingo, dia 1º de julho, às 10h10 (horário de Brasília).

Largada é marcada por acidente de Vettel e Bottas

Hamilton conseguiu se manter na liderança de forma tranquila após largar bem. Já Bottas sofreu com o ataque de Vettel. Na primeira curva, o alemão da Ferrari perdeu a freada e acabou tocando a roda traseira da Mercedes do finlandês. Com o acidente, a asa dianteira da Ferrari ficou danificada, enquanto Bottas teve de levar o carro até os boxes com o pneu furado.

Dois franceses fora da prova logo no início

Outro acidente marcou a primeira volta do GP da França. Correndo em casa, Esteban Ocon e Pierre Gasly se chocaram depois que o piloto da Force India foi tocado por Romain Grosjean. Os franceses, por isso, não conseguiram voltar para a corrida, frustrando boa parte dos 65 mil espectadores presentes ao circuito de Paul Ricard.

Safety car na pista

Os acidentes de Vettel e Bottas e Ocon e Gasly fizeram o safety car entrar em ação para a limpeza da pista. O carro de segurança só voltou aos boxes na sexta volta. Àquela altura, Verstappen era o segundo colocado, atrás de Hamilton. Carlos Sainz ocupava a terceira posição depois de largar em sétimo. Assim como o espanhol, Kevin Magnussen também ganhou quatro posições, iniciando a sexta volta em quinto, atrás de Ricciardo.

Vettel volta em penúltimo e causa outro acidente

Depois de voltar dos boxes com uma nova asa dianteira, Vettel se envolveu em outro acidente. Dessa vez, com Fernando Alonso, que chegou a sair da pista. A partir de então, o alemão passou a fazer uma corrida de recuperação. Na 20ª volta, o piloto da Ferrari já era o quinto colocado, atrás de Hamilton, Verstappen, Ricciardo e Raikkonen. Bottas, por sua vez, ocupava a 10ª posição naquele momento.

Vettel e Grosjean são investigados e punidos

Claude Paris/AP Photo
Imagem: Claude Paris/AP Photo

Tão logo os acidentes da primeira volta aconteceram, a FIA passou a investigar as manobras de Vettel e Grosjean. Pouco depois, ambos acabaram punidos com cinco segundos cada. Na 41ª volta, Vettel, que já havia sido superado por Raikkonen, foi para os boxes trocar pneus e cumprir a punição. Mesmo assim, manteve a quinta posição, à frente de Sainz.

Chuva dá trégua

Depois de um sábado marcado por forte chuva no terceiro treino livre, o GP da França foi disputado sem pista molhada. Houve, porém, ameaça constante de chuva durante a prova. Na 25ª volta, nuvens passaram a rondar o circuito de Paul Ricard, mas um desvio de rota manteve a corrida sem chuva.

Confira a classificação

1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 53 voltas
2. Max Verstappen (HOL/Red Bull) +7s090
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +25s888
4. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) +34s736
5. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +1min01s935
6. Kevin Magnussen (DIN/Haas) +1min19s364
7. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +1min20s632
8. Carlos Sainz (ESP/Renault) +1min27s184
9. Nico Hulkenberg (ALE/Renault) +1min31s989
10. Charles Leclerc (MCO/Sauber) +1min33s873
11. Romain  Grosjean (FRA/Haas) +1 volta
12. Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) +1 volta
13. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) +1 volta
14. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso) +1 volta
15. Sergey Sirotkin (RUS/Williams) +1 volta
16. Fernando Alonso (ESP/McLaren) +1 volta

Não completaram
Lance Stroll (CAN/Williams)
Esteban Ocon (FRA/Force India)
Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso)
Sergio Pérez (MEX/Force India)