Topo

Fórmula 1

Lewis Hamilton pressiona Pirelli por pneus que favorecem Mercedes

Lewis Hamilton abandonou o GP da Áustria - Charles Coates/Getty Images
Lewis Hamilton abandonou o GP da Áustria Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

05/07/2018 04h00

Disputado no último fim de semana, o Grande Prêmio da Áustria não foi nada bom para Lewis Hamilton. O inglês, que chegou a Spielberg com 14 pontos de vantagem para Sebastian Vettel, saiu da nona etapa do campeonato um ponto atrás no campeonato após abandonar por um problema de pressão de combustível. O piloto ficou insatisfeito com os pneus e pressiona a Pirelli por uma mudança para o Grande Prêmio da Inglaterra, que acontece neste domingo (8).

O que mais irritou Hamilton foram os problemas que ele teve com os compostos, com a formação de bolhas que apareceram quando ele se viu brigando no meio do pelotão.

"Eu estava tentando ultrapassar, e esse é o problema com esses pneus: você não consegue ficar em uma disputa com eles. Eu tinha ritmo suficiente para lutar até o fim, mas os pneus não aguentam. Nesta circunstância, isso roubou a chance dos fãs verem mais disputas", disse o piloto da Mercedes.

"Esses pneus não são bons o suficiente para disputarmos de verdade. É uma pena que, com eles, se você se colocar em uma batalha, eles ficam com bolhas", completou.

Por conta das bolhas, que apareceram em alguns carros na Áustria, Hamilton criticou a opção da Pirelli de não levar os pneus 0.4mm mais finos que a empresa desenvolveu justamente após os pilotos terem o mesmo tipo de problema durante a pré-temporada. Estes compostos são usados apenas em circuitos com curvas de raio longo e alta velocidade - Barcelona, Paul Ricard e no próximo final de semana, em Silverstone - mas Hamilton defendeu que eles também deveriam ter sido levados a Spielberg.

"Eles deviam ter levado o outro pneu, o mesmo que usamos na França. (As bolhas) não foram algo incomum. Quando você toma a decisão errada, é isso o que acontece. Mas isso não fez tanta diferença para o meu final de semana de qualquer jeito".

A Pirelli reconheceu que a maturação do asfalto do circuito de Spielberg o tornou menos liso do que anteriormente e apontou que talvez o pneu mais fino fosse uma solução. Porém, a decisão de levá-lo só a Silverstone e não ao restante da temporada está mantida.

Esses pneus mais finos têm favorecido o desempenho da Mercedes, com Hamilton tendo dominado os GPs da Espanha e da França. O inglês também é favorito para a corrida deste domingo, na Inglaterra.

Confira os horários do GP da Inglaterra:

Sexta-feira
Treino livre: 1 6h
Treino livre: 2 10h

Sábado
Treino livre 3 7h
Classificação 10h

Domingo
Corrida 10h10

Fórmula 1