Topo

Fórmula 1

Hamilton aproveita erro de Vettel, vence na Alemanha e retoma a liderança

Hamilton comemora a vitória espetacular na Alemanha; britânico saiu de 14º para o 1º lugar - Andrej Isakovic/AFP
Hamilton comemora a vitória espetacular na Alemanha; britânico saiu de 14º para o 1º lugar
Imagem: Andrej Isakovic/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/07/2018 11h46

A temporada da Fórmula 1 sofreu nova reviravolta neste domingo. Em um momento no qual a Ferrari e Sebastian  Vettel apresentavam um desempenho maduro e ameaçavam controlar o campeonato, um erro do alemão recolocou a Mercedes e Lewis Hamilton na liderança. Com uma corrida de recuperação ao sair da modesta 14ª colocação para o primeiro lugar, o britânico venceu o Grande Prêmio da Alemanha e voltou à ponta da temporada. Valtteri Bottas (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Ferrari) completaram o pódio.

A vitória veio como resultado da sorte e ousadia. Hamilton recusou a ordem da Mercedes de parar nos boxes, provavelmente para colocar pneu de chuva, e segurou “no braço” a primeira colocação. Pressionado pelo companheiro Valtteri Bottas, que tinha o carro sustentado por compostos mais novos na pista molhada, o britânico sustentou a liderança e caminhou para abrir vantagem no campeonato.

Vice-líder ao chegar à Alemanha, Hamilton alcançou 188 pontos e subiu para o primeiro lugar. Com o abandono ao colidir o carro contra o muro enquanto liderava a prova deste domingo, Vettel tem 171 pontos nesta metade de temporada.

A recuperação incrível de Hamilton na Alemanha sofreu uma ameaça com o fim da corrida. A manobra feita pelo britânico ao recusar o chamado para os boxes, saindo da zona de pit e retornando para a pista, passou por análise dos comissários de prova, que apenas optaram por uma advertência para o líder do campeonato mundial.

Vettel larga bem, e Hamilton sofre “no bolo”

Vettel largada - Wolfgang Rattay/Reuters - Wolfgang Rattay/Reuters
Imagem: Wolfgang Rattay/Reuters

Desde o sábado, o alemão tetracampeão mundial sabia que seria pressionado por Valtteri Bottas assim que as luzes vermelhas apagassem. Mesmo com a boa largada do finlandês da Mercedes, Vettel se sustentou na liderança e ainda abriu confortável vantagem em relação ao concorrente.

Vettel fechou a “porta” na primeira curva, e Bottas optou por uma direção mais conservadora para sustentar a posição na largada. Enquanto isso, Raikkonnen segurou Max Verstappen e também se manteve no bloco da frente.

Lewis Hamilton, principal concorrente de Vettel pelo título mundial, acabou preso no bloco intermediário nas primeiras voltas em Hockenheim. O britânico subiu apenas duas posições nos três primeiros contornos no circuito.

Enfim, a corrida de recuperação

O início lento atrapalhou, mas Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação na Alemanha. A partir da quinta volta, o vice-líder do campeonato se impôs sobre os carros do bloco intermediário e não demorou a alcançar o grupo que disputava o pódio. Na metade da prova, o inglês já aparecia no quinto lugar e vislumbrava uma melhor sorte após largar em 14º.

Assim como Hamilton, Daniel Riccardo também mostrou reação ao sair apenas em 19º. Na 20ª volta, o australiano aparecia na zona de pontuação, mas a sorte atrapalhou o competidor da Red Bull. O novo motor falhou, e o quarto colocado na temporada abandonou a corrida. “Perdi potência, tem alguma coisa errada”, disse no rádio ao encostar o carro.

Hamilton Mercedes Alemanha - Andrej Isakovic/AFP - Andrej Isakovic/AFP
Imagem: Andrej Isakovic/AFP

“Isso é bobo, estou perdendo tempo”

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proíbe o jogo de equipe; embora, obviamente, todos façam. Entretanto, neste domingo, a Ferrari tratou de driblar as regras, após muita reclamação de Sebastian Vettel.

O alemão voltou atrás de Kimi Raikkonen, que liderava a prova, e cobrou a troca de posição. Vettel mostrou irritação, enquanto o finlandês ignorava o melhor ritmo do companheiro de Ferrari. “Isso é bobo, estou perdendo tempo”, disse o tetracampeão pelo rádio.

Chuva chega, e Vettel erra feio

Vettel erro - Jens Meyer/AP - Jens Meyer/AP
Imagem: Jens Meyer/AP

Mesmo contrariado, Raikkonen cedeu a liderança para Vettel, que tinha pista livre para ditar o ritmo da prova e conquistar a segunda vitória consecutiva na temporada. Contudo, a chuva veio, o alemão não respeitou a mudança do tempo e entregou a corrida de maneira bizarra.

Na parte mais lenta do circuito de Hockenheim, o alemão perdeu o controle da Ferrari e colidiu com o muro - Vettel não usava pneus para a chuva no momento da batida. Ao invés de aumentar a liderança sobre Hamilton na disputa pelo título, o frustrado piloto da escuderia italiana agora terá que novamente correr atrás.

Hamilton ganha de bandeja a liderança

A corrida de recuperação de Hamilton acabou premiada com o erro de Vettel. Próximo ao bloco da frente, o britânico pulou para a primeira colocação com a batida do ferrarista e as opções de Bottas e Raikkonen, que, após o acidente do alemão, trocaram os compostos para a parte final da corrida.

Hamilton se se esquivou da ordem de colocar os pneus de chuva e ganhou a prova depois de ser pressionado por Bottas. Com compostos mais novos, o finlandês tentou a ultrapassagem, mas viu o companheiro de Mercedes sustentar a posição e conquistar a 66ª vitória na categoria máxima do automobilismo.

Confira a classificação final da corrida:

1º: Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
2º: Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3º: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4º: Max Verstappen (HOL/Red Bull)
5º: Nico Hulkenberg (ALE/Renault)
6º: Romain Grosjean (FRA/Haas)
7º: Sergio Perez (MEX/Force India)
8º: Esteban Ocon (FRA/Force India)
9º: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
10º: Brendan Hartley (NZE/Toro Rosso)
11º: Kevin Magnussen (DIN/Haas)
12º: Carlos Sainz (ESP/Renault)
13º: Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren)
14º: Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso)
15º: Charles Leclerc (MON/Sauber)
16º: Fernando Alonso (ESP/McLaren)

Não completaram
Lance Stroll (CAN/Williams)
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Serguey Sirotkin (RUS/Williams)
Daniel Riccardo (AUS/Red Bull)

Fórmula 1