Topo

Fórmula 1

Hamilton tem escudeiro contra Vettel, vence na Hungria e se isola na ponta

Lewis Hamilton celebra no pódio após vencer o Grande Prêmio da Hungria - REUTERS/Bernadett Szabo
Lewis Hamilton celebra no pódio após vencer o Grande Prêmio da Hungria Imagem: REUTERS/Bernadett Szabo

Do UOL, em São Paulo

29/07/2018 11h50

O inglês Lewis Hamilton liderou praticamente de ponta e a ponta e venceu o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, neste domingo (29). Depois de conquistar a pole position em um treino classificatório sob chuva, Hamilton contou com a ajuda do companheiro de Mercedes Valteri Bottas, que segurou o avanço de Sebastian Vettel, da Ferrari, durante boa parte da corrida e permitiu uma vitória relativamente tranquila do inglês.

Bottas se manteve à frente de Vettel durante 65 voltas, permitindo que Hamilton aumentasse a distância na ponta da corrida. Vettel só conseguiu ultrapassar o finlandês da Mercedes no final da corrida mas, sem tempo, não conseguiu tirar a vitória do inglês. Na ultrapassagem, Vettel e Bottas se tocaram, e o finlandês levou a pior. Kimi Raikonnen, da Ferrari, completou o pódio ao também ultrapassar Bottas.

A vitória de Hamilton, em uma pista em que a Ferrari era considerada favorita, consolida ainda mais sua liderança no campeonato mundial. O inglês tem agora 213 pontos contra 189 de Vettel. 

Parada prejudica Vettel e abre caminho para vitória de Hamilton

Toda a estratégia de Vettel para atacar Hamilton ficou prejudicada por causa de um pit stop mal feito pela Ferrari. Depois que os líderes Hamilton e Bottas pararam, o alemão assumiu a ponta e retardou sua troca de pneus tentando ganhar tempo e voltar na segunda posição, na frente de Bottas, em condição de atacar o atual líder do campeonato.

A estratégia parecia promissora, mas a parada de Vettel foi de 5,2 segundos, bem maior do que se esperava, graças a um erro na troca do pneu dianteiro esquerdo. O alemão acabou voltando atrás de Bottas, que segurou a posição e permitiu que seu companheiro de equipe consolidasse a liderança na ponta. Pelo rádio, a Ferrari disse que Vettel não tinha alternativa a não ser atacar Bottas para tentar ultrapassá-lo, mas o alemão não conseguiu ser agressivo o suficiente.

Ricciardo dá show de ultrapassagens para salvar fim de semana

Se a Red Bull não teve um fim de semana memorável, o australiano Daniel Ricciardo teve seu destaque pessoal. Após largar em 12º, ser tocado na largada e perder quatro posições, ele escalou o grid e emplacou uma bela ultrapassagem atrás da outra. Foram mais de dez ao longo da corrida. Antes da trigésima volta, Ricciardo já estava em quinto. Acabou em quarto, após ultrapassar Bottas, que já estava com pneus desgastados na última volta.

Mesmo tendo um carro frequentemente mais lento que os oponentes, tirou a diferença no braço e proporcionou os melhores momentos da prova.

Verstappen abandona na 6ª volta e desabafa com palavrões

O holandês Max Verstappen soltou cobras e lagartos no rádio em contato com a Red Bull logo depois que seu carro teve problemas de potência e o deixou na mão. Ele precisou abandonar a prova na sexta volta. “What a fucking joke with this shit! [Que piada essa m****!]”, disse Verstappen no rádio, em contato com a equipe, que teve um fim de semana para esquecer em um circuito onde se esperava que eles levassem vantagem. “Toda essa p**** de tempo perdido com essa m****, honestamente!”

Um erro da Ferrari deixou Kimi Raikonnen em apuros. Ainda no começo da corrida, a equipe informou a seu piloto que os mecânicos haviam esquecido de conectar o equipamento de hidratação do cockpit. O “homem de gelo” ficou as 70 voltas sem beber água, em uma tarde de muito calor em Budapeste.

Alonso faz 37 anos e ganha bolo e emoji na garagem

Fernando Alonso completou 37 anos neste domingo e ganhou uma festinha da McLaren. A equipe preparou um emoji com o rosto do bicampeão mundial e lhe entregou um bolo na garagem, antes da largada.

Na pista, o espanhol esteve sempre em posições no meio do grid, sem grande destaque e abriu passagem para Bottas e Vettel quando se tornou retardatário. Acabou a corrida em oitavo.

Resultado final do GP da Hungria de Fórmula 1 (com tempo)

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1:37:16.427
2º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +17.123s
3º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +20.101s
4º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull Racing) +46.419s
5º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +50.000s
6º - Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) +73.273s
7º - Kevin Magnussen (DIN/Haas) +1 volta
8º - Fernando Alonso (ESP/McLaren) +1 volta
9º - Carlos Sainz (ESP/Renault) +1 volta
10º - Romain Grosjean (FRA/Haas) +1 volta
11º - Brendon Hartley (NZE/Toro Rosso) +1 volta
12º - Nico Hulkenberg (ALE/Renault) +1 volta
13º - Esteban Ocon (FRA/Force India) +1 volta
14º - Sergio Perez (MEX/Force India) +1 volta
15º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber) +2 voltas
16º - Sergey Sirotkin (RUS/Williams) +2 voltas
17º - Lance Stroll (CAN/Williams) +2 voltas
Abandonaram
Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) volta 49
Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing) volta 5
Charles Leclerc (MON/Sauber) volta 0

Fórmula 1