Topo

Fórmula 1

Ricciardo deixa a Red Bull e é anunciado pela Renault

Claude Paris/AP
Imagem: Claude Paris/AP

Do UOL, em São Paulo

03/08/2018 08h09Atualizada em 03/08/2018 09h47

O futuro de Daniel Ricciardo foi anunciado nesta sexta-feira (3). O australiano de 29 anos deixou a Red Bull e pilotará pela Renault na próxima temporada. O piloto fará mais nove corridas pela equipe austríaca em 2018.

O primeiro anúncio foi feito pela Red Bull. Por meio de nota oficial, o chefe da equipe, Christian Horner, agradeceu ao período em que Ricciardo permaneceu na equipe e disse que avaliará as “inúmeras opções” para decidir quem será o parceiro de Max Verstappen na temporada de 2019.

“Respeitamos completamente a decisão de Daniel Ricciardo de deixar a Red Bull e desejamos a ele o melhor no futuro... Vamos agora continuar a avaliar as inúmeras opções antes de decidir qual piloto será o parceiro de Max Verstappen na temporada 2019”, afirmou.

Menos de uma hora depois, a Renault anunciou a contratação de Ricciardo. Ele será companheiro de equipe de Nico Hülkenberg.

“A Renault decidiu voltar à Fórmula 1 para lutar pelo título mundial. Assinar com Daniel Riccardo é uma oportunidade única em relação a esse objetivo que não poderia ser desperdiçada”, afirmou Jérôme Stoll, presidente da Renault.

Membro do programa de pilotos da Red Bull desde 2008, Daniel Ricciardo entrou na Fórmula 1 pilotando pela Toro Rosso, equipe satélite da Red Bull. A mudança para a equipe principal aconteceu em 2014.

Desde então, o australiano venceu sete corridas, fez duas poles positions e conquistou 29 pódios.

“Essa foi, provavelmente, uma das decisões mais difíceis da minha carreira até agora. Mas acho que é o momento para mim de assumir um novo desafio. Percebi que há muito pela frente para permitir que a Renault alcance seus objetivos de competir no mais alto nível, mas me impressionou a evolução deles em apenas dois anos. E eu sei que toda vez que a Renault está em um esporte, eles eventualmente acabam vencendo. Espero poder ajudá-los nessa jornada”, afirmou Ricciardo ao site da Renault.

Nas redes sociais, o alemão Nico Hulkenberg postou uma foto ao lado do novo companheiro de equipe. “Bem-vindo à família, irmão. Ansioso para caçarmos juntos no próximo ano”.

Fórmula 1