Topo

Fórmula 1

McLaren tem como prioridade renovar com Alonso para 2019

Fernando Alonso - Mark Thompson/Getty Images
Fernando Alonso Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/08/2018 10h51

Ricciardo já anunciou que sairá da Red Bull e os bastidores da Fórmula 1 ficam cada vez mais aquecidos. A novidade do momento vem da imprensa espanhola que informa o desejo da McLaren em seguir com Fernando Alonso no próximo ano, quando o contrato entre a equipe e o piloto terá terminado. A renovação significaria a saída de Vandoorne do time inglês.

“Sabemos de nossa situação a respeito de Vandoorne. Estamos avaliando outras oportunidades que possam ser possíveis ou não. E estamos esperando para ver o que Alonso vai fazer”, afirmou Zak Brown, CEO da McLaren, ao jornal espanhol Marca.

A equipe já trabalha com nomes para um possível companheiro de Alonso no próximo ano. Carlos Sainz, vetado por Verstappen na Red Bull, é uma das opções. O CEO deixou todos os cenários abertos e confirmou que trabalha com a possibilidade de ter dois cockpits vagos para a próxima temporada.

“É difícil tomar uma direção precisa porque há tantos peões para mover. Em situações como esta tem que manter todas as portas abertas e se adaptar a cada acontecimento, esperando o efeito dominó. Às vezes você consegue controlar estas situações e outras vezes simplesmente não pode”, explicou Zak Brown.

Esta é a segunda passagem de Alonso na McLaren. Ele correu pela equipe em 2007, na temporada de estreia de Lewis Hamilton na Fórmula 1. O espanhol saiu reclamando do tratamento recebido e dizendo que o companheiro recebia privilégios por ser britânico num time inglês. Os dois passaram o ano brigando e permitiram que Kimi Raikkonen ficasse com o título.

Alonso voltou em 2015 à McLaren e mais uma vez as relações pessoais foram complicadas. Ele cansou de reclamar do desempenho do motor Honda, que equipou os carros até a temporada passada. Também houve vários momentos em que deu respostas atravessadas para funcionários do time.

Fórmula 1