Topo

Fórmula 1

Onde Alonso correrá em 2019? Busca por tríplice coroa aponta futuro nos EUA

Fernando Alonso disputou as 500 Milhas de Indianápolis ano passado - Darron Cummings/AP
Fernando Alonso disputou as 500 Milhas de Indianápolis ano passado Imagem: Darron Cummings/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

15/08/2018 04h00

O anúncio de Fernando Alonso de que não vai disputar a temporada de 2019 da Fórmula 1 deixou em aberto qual será seu futuro no automobilismo. Tanto no comunicado oficial divulgado pela McLaren, quanto no vídeo que o próprio piloto publicou em suas mídias sociais, a palavra “aposentadoria” não foi usada. Nem mesmo em relação à própria Fórmula 1.

Alonso falou, inclusive, sobre a possibilidade de voltar ao grid pela McLaren, dizendo ter certeza “de que eles voltarão a ser fortes e melhores no futuro, e esse poderia ser o momento de eu retornar - ficaria muito feliz com isso”.

A equipe, por sua vez, não citou nenhum tipo de rompimento com o piloto, indicando que, qualquer que seja seu futuro, ele seguirá com o time. Isso só aumenta as especulações de que o destino de Alonso será a Fórmula Indy, potencialmente em uma parceria entre a McLaren e a Andretti, no formato do que já ocorreu ano passado, quando o espanhol disputou as 500 Milhas de Indianápolis.

Recentemente, o dono da Andretti, o ex-piloto de F1 Michael Andretti, disse que, se Alonso voltar a correr na Indy, será “ou por uma temporada inteira, ou ele não volta”, descartando a possibilidade do piloto repetir a programação do ano passado. “Foi dada a opção para ele de fazer parte da temporada, e ele disse que não quer.”

Andretti revelou ainda que o prazo para definir seus pilotos é até o final deste mês. Para contribuir com os rumores, Scott Dixon, que estava cotado para pilotar pela equipe do ítalo-americano, assinou recentemente com a Ganassi.

A ida de Alonso para a Fórmula Indy faz sentido na medida em que o objetivo atual do espanhol é se tornar o segundo piloto na história a completar a Tríplice Coroa, ou seja, vencer o GP de Mônaco (o que ele conseguiu em 2006 e 2007), as 24 Horas de Le Mans (feito obtido neste ano) e as 500 Milhas. Em sua única tentativa na prova norte-americana, Alonso foi bem e chegou a liderar em vários momentos, mas abandonou por quebra de motor, curiosamente um Honda, a poucas voltas do final. Até hoje, apenas um piloto, Graham Hill, conseguiu a Tríplice Coroa.

Alonso em Le Mans - Jean-Francois Monier/AFP - Jean-Francois Monier/AFP
Imagem: Jean-Francois Monier/AFP
Paralelamente a isso, Alonso já deixou claro que quer conquistar o Mundial de Endurance, do qual as 24h de Le Mans fazem parte. O Toyota dividido por ele, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi venceu as duas provas disputadas até agora e lidera. Faltam seis etapas para o final, em uma temporada que se estenderá até junho do ano que vem, sendo que a próxima corrida será neste final de semana, em Silverstone.

Neste cenário e com o objetivo de fechar a Tríplice Coroa, o mais provável é que Alonso embarque no projeto da McLaren na Indy em 2019, paralelamente ao Mundial de Endurance, e em 2020, aos 38 anos, decida se a Fórmula 1 já é mesmo página virada.

Fórmula 1