Topo

Fórmula 1

Sainz é o preferido para substituir Alonso. Mas depende da Red Bull

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

15/08/2018 11h50

Com a decisão de Fernando Alonso de não disputar a temporada de 2019 da Fórmula 1, o principal candidato à vaga é seu compatriota Carlos Sainz. Porém, o contrato do espanhol prevê que a Red Bull tem a opção de colocá-lo ao lado de Max Verstappen, no lugar de Daniel Ricciardo. Tal cláusula vence em 15 de setembro e, caso não seja acionada, Sainz se torna livre para negociar com qualquer equipe.

Sainz é piloto da Red Bull, mas está na Renault por empréstimo e já sabe que perderá a vaga justamente para Ricciardo. Seu acordo prevê que ele só pode ser mantido pelos taurinos se for para o time principal, ou seja, um retorno ao time B, a Toro Rosso, está descartado.

A Red Bull ainda não anunciou quem será o substituto de Ricciardo, mas a expectativa é de que Pierre Gasly seja promovido da Toro Rosso e Sainz fique livre para negociar com a McLaren, contando ainda com o apoio do empresário de Alonso, Luis Garcia Abad. Isso porque o espanhol não teve uma boa relação com Verstappen quando os dois fizeram dupla justamente na Toro Rosso.

Sainz está na Fórmula 1 desde 2015, quando estreou pela Toro Rosso vindo do título na Fórmula Renault 3.5 no ano anterior, batendo justamente Gasly. No meio do ano passado, o piloto de 23 anos foi envolvido em uma complicada negociação entre Red Bull, Renault, Honda e McLaren, e acabou sendo usado como moeda de troca, sendo emprestado do programa de pilotos da Red Bull para a equipe Renault. Foi com a Toro Rosso, contudo, que ele conquistou seu melhor resultado: um quarto lugar no GP de Singapura de 2017.

Outro nome ligado à equipe é do britânico Lando Norris, atualmente na F-2. Ele faz parte do programa de jovens pilotos da McLaren e disse recentemente que seu futuro dependia “dos chefes e do que Fernando vai fazer”. Norris começou o ano gerando muita expectativa, mas tem sido eclipsado na categoria de acesso à F-1 pelo piloto do programa da Mercedes, George Russell.

Neste cenário, quem ganha sobrevida é Stoffel Vandoorne. O atual companheiro de Alonso está sendo questionado internamente na McLaren e tem se colocado no mercado em busca de outras ofertas, mas a opção pela estabilidade pelo menos de um lado da garagem pode segurá-lo por mais um ano.

Fórmula 1