Topo

Fórmula 1

"O halo é lindo", diz Massa após acidente entre Leclerc e Alonso

REUTERS/Francois Lenoir
Imagem: REUTERS/Francois Lenoir

Do UOL, em São Paulo

26/08/2018 14h07

Diversas vezes criticado principalmente por questões estéticas, o halo provou o seu valor no GP da Bélgica de Fórmula 1 neste domingo (26). O dispositivo de segurança foi responsável por preservar a integridade física de Charles Leclerc em acidente com Fernando Alonso logo no início da corrida. Ex-piloto da categoria, o brasileiro Felipe Massa se manifestou nas redes sociais e vibrou com a eficácia do sistema, que passou a ser obrigatório nos carros da F1 nesta temporada.

"Depois de ver isso podemos dizer 'o HALO é lindo'", escreveu o brasileiro na legenda de uma foto que mostra o carro de Leclerc danificado após o acidente.

Na imagem compartilhada por Massa, é possível observar danos na estrutura do halo da Sauber do monegasco. O acessório, inclusive, foi o grande responsável por proteger o piloto. No acidente, a McLaren de Fernando Alonso passou por cima de Leclerc após ser tocada por Nico Hulkenberg.

Massa em acidente do GP da Hungria em 2009 - Tamas Kovacs/EFE - Tamas Kovacs/EFE
Imagem: Tamas Kovacs/EFE
Em 2009, Massa sofreu grave acidente ao ser atingido por uma mola que se desprendeu da Brawn de Rubens Barrichello e ficou afastado das pistas até o início da temporada seguinte. Em entrevista recente, o diretor de segurança da FIA, Laurent Mekies, afirmou que o halo poderia ter ajudado a proteger o brasileiro na ocasião. 

Apesar das imagens impressionantes do acidente deste domingo, os pilotos envolvidos não sofreram lesões. Na corrida, Vettel conquistou a vitória após ultrapassar Lewis Hamilton na primeira volta. O britânico da Mercedes terminou na segunda posição e Max Verstappen, da Red Bull, completou o pódio. 

A Fórmula 1 retorna no dia 2 de setembro, com o GP de Monza, na Itália.

Fórmula 1