Topo

Fórmula 1

Verstappen reclama de punição que custou pódio para a Red Bull em Monza

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/09/2018 15h12

Uma manobra considerada ilegal pela direção de prova do Grande Prêmio de Monza tirou o terceiro lugar de Max Verstappen. Depois da corrida deste domingo, o holandês tratou de protestar contra a decisão que o derrubou para a quinta posição; Valtteri Bottas, da Mercedes, e Sebastian Vettel, da Ferrari, ganharam posições com o castigo do adversário.

Em entrevista concedida ao Ziggo Sport depois da corrida, Verstappen reclamou do critério utilizado, considerado exagerado.

“Dei a ele [Bottas] muito espaço. Se ele veio contra o meu volante, não posso fazer nada sobre isso. No fim, consegui só ser punido”, reclamou o holandês, que como consequência aos 5s de punição ficou com o quinto lugar.

“É permitido você voltar para a esquerda sob frenagem, contanto que deixe espaço suficiente para um carro passar. Foi o que fiz”, alegou Verstappen.

A direção de prova considerou ilegal uma manobra feita pelo piloto da Red Bull na parte final do GP. Verstappen se defendeu da investida de Bottas, que saiu da pista com a pequena colisão.

Ainda durante a corrida, o holandês recebeu a punição e tentou abrir mais de 5s de diferença sobre Bottas para sustentar a terceira posição; Vettel também chegou menos de 5s do piloto da Red Bull.

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, com o Grande Prêmio de Cingapura.

Fórmula 1