Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 revela detalhes de novos carros e mira público jovem

Fórmula 1 apresenta protótipos para 2021 - Divulgação/Fórmula 1
Fórmula 1 apresenta protótipos para 2021 Imagem: Divulgação/Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

14/09/2018 09h04

A Fórmula 1 revelou detalhes dos protótipos desenhados para 2021 um dia após imagens vazarem nas redes sociais. A organização apresentou três modelos que estão sendo estudados para quando o novo regulamento entrar em ação.

De acordo com o diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn, um dos problemas detectados nos atuais carros é a dificuldade de eles andarem lado a lado. Os estudos mostram que a falta de espaço faz com que percam 50% de sua força descendente. Por causa disso, a ideia é simplificar a aerodinâmica.

"Quando começamos a olhar para o carro de 2021, o objetivo principal era permitir que os carros corressem bem juntos. O que estabelecemos no início de nossa pesquisa é que os carros que temos agora são muito ruins para seguir um ao outro. Uma vez que os carros ficam a pouco espaço um do outro, eles perdem 50% de sua força descendente. Isso é uma quantia substancial de desempenho perdido. Então, começamos a entender por que isso aconteceu e como podemos melhorá-lo. Tenho o prazer de dizer que estamos em cerca de 80%", afirmou Brawn.

Ao mesmo tempo em que trabalham por carros melhores, a Fórmula 1 tenta atrair o público jovem. Brawn afirmou que a ideia é ter um modelo que faça com que as crianças queiram ter pôsteres deles nas paredes de seus quartos.

"Com o passar do tempo, outro dos principais objetivos era fazer carros de ótima aparência. Queremos carros que pareçam melhores do que você vê em um videogame, carros que as crianças querem ter em suas paredes", afirmou.

"Em cada fase, à medida em que evoluímos o carro, criamos um artista de representação gráfica para nos dar uma ideia de como o carro poderia ser. Isso não é controlar o desenvolvimento, porque é fundamental que esse desenvolvimento atinja seus objetivos, mas por que não teríamos carros de ótima aparência à medida que evoluímos nos carros? Queremos um carro que seja inspirador. A F1 é o auge do automobilismo e o carro deve parecer sensacional".

Primeiro conceito apresentado para os novos carros da Fórmula 1 - Divulgação/Fórmula 1 - Divulgação/Fórmula 1
Imagem: Divulgação/Fórmula 1

Na divulgação, a Fórmula 1 apresentou três opções que estão sendo estudadas. A primeira mostra o halo (dispositivo de segurança acima da cabeça do piloto) "muito mais integrado ao carro e esteticamente mais agradável".

Segundo conceito dos carros da Fórmula 1 para 2021 - Divulgação/Fórmula 1 - Divulgação/Fórmula 1
Imagem: Divulgação/Fórmula 1

Já o segundo modelo tem um conceito mais agressivo da aerodinâmica. "O conceito 2 é um pouco mais extremo. Uma das coisas que você verá são as rodas maiores. Estamos comprometidos com rodas de 18 polegadas para o futuro. Eles parecem mais bonitos, mas há muitas razões técnicas pelas quais os queremos", explicou Brawn.

Terceiro conceito de carro de Fórmula 1 para 2021 - Divulgação/Fórmula 1 - Divulgação/Fórmula 1
Imagem: Divulgação/Fórmula 1

O terceiro conceito não está completamente pronto, mas apresenta um desenho mais parecido com os atuais. O modelo conta com um dispositivo para controlar o fluxo de ar das rodas.

Fórmula 1