Topo

Fórmula 1

Hamilton e diretor de provas criticam Grosjean: "Pior comportamento que vi"

Grosjean, Sirotkin, Hamilton e Verstappen - Reprodução/Twitter
Grosjean, Sirotkin, Hamilton e Verstappen Imagem: Reprodução/Twitter

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Cingapura

16/09/2018 17h08

Lewis Hamilton venceu o GP de Singapura de ponta a ponta e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato, chegando a 40 pontos de vantagem para Sebastian Vettel. Mas houve um momento na corrida em que o inglês poderia ter ficado pelo caminho: quando ele foi ultrapassar os retardatários Romain Grosjean e Sergey Sirotkin, que lutavam por posição.

Grosjean, que estava atrás, agiu como se o líder Hamilton não estivesse próximo e seguiu em sua batalha normalmente. Isso fez o inglês perder tanto tempo que Max Verstappen, que era o segundo, chegou a colar no inglês, que acabou decidindo não esperar e ultrapassou o francês da Haas.

“Há pilotos diferentes que têm mentalidades diferentes. Se você tem sorte, você os pega no momento certo e eles deixam você passar sem perder tempo. Mas quando cheguei neles, foi no momento errado. Eles não estavam me deixando passar, e tive de realmente ultrapassá-lo, o que foi muito estranho. Não sabia que ele viria para o lado em que eu estava ou algo do tipo”, disse o inglês ao UOL Esporte.

“Para completar, Max estava colado atrás de mim e pensei: de onde ele veio? Vou ter de me defender? Mas ao mesmo tempo pensei: cara, você não vai passar!" Durante a corrida, Hamilton já havia demonstrado insatisfação. No meio da disputa frenética entre os pilotos da Haas e da Williams, o líder da prova praticamente parou o carro para evitar um acidente, e viu Max Verstappen se aproximar. No rádio, Hamilton disse: "Esses caras estão loucos". O próprio holandês se surpreendeu: "O que eles estão fazendo?", e foi rebatido pela chefia de sua equipe: "Fique atento, eles só estão competindo."

Passado o susto, Hamilton conseguiu abrir uma vantagem confortável para Verstappen para vencer a corrida. Grosjean, por sua vez, recebeu uma punição de 5s. Para o diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, que está no cargo há quase 20 anos, seu comportamento foi um dos piores que ele já viu.

“Romain esqueceu completamente da regra de ouro da bandeira azul, que é que você tem de esquecer totalmente de sua própria batalha e sair do caminho. Acho que ele se esqueceu totalmente disso. Ele estava tão focado com a batalha que não olhou para os painéis, que estavam piscando com o número do carro dele e Lewis estava muito mais rápido. Foi provavelmente a pior reação à bandeira azul que eu já vi.”

Sirotkin, que estava na briga com Grosjean, também recebeu punição semelhante.

Outro piloto que roubou a cena durante a corrida foi Sergio Perez. O mexicano se tocou com o o próprio companheiro de Force India, Esteban Ocon, logo na terceira curva da corrida. Via rádio, ele disse que não viu o francês que, por sua vez, disse que preferia falar internamente sobre o caso e não dar sua opinião à imprensa. Não é a primeira vez que os dois se tocam em uma corrida. Ano passado, isso aconteceu no Canadá, no Azerbaijão e na Bélgica.

Perez ainda se envolveria em outra confusão na parte final da corrida, também com Sirotkin. O mexicano passou várias voltas atrás do russo, reclamando de seu comportamento na pista. Quando finalmente conseguiu fazer a manobra, jogou o carro para cima da Williams e recebeu um drive through como punição.

Questionado pelo UOL Esporte se Perez esteve perto de receber uma bandeira preta e ser banido da corrida, Whiting disse que o mexicano esteve “a dois passos disso”, referindo-se aos outros dois tipos de punições que os comissários podem aplicar.

Fórmula 1