Topo

Fórmula 1

Morte de ex-grid girl da Fórmula 1 em acidente gera comoção na Inglaterra

Kate Woodcock, 30 anos, morreu em acidente no dia 27 de setembro - Divulgação
Kate Woodcock, 30 anos, morreu em acidente no dia 27 de setembro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 15h01

Na última segunda-feira (1), a Polícia do condado inglês de Staffordshire anunciou em sua conta no Twitter detalhes de um acidente fatal.

Em sua breve nota, as autoridades locais identificaram “a mulher que lamentavelmente perdeu sua vida após um acidente de trânsito na Chester Road, em Stonnall, na noite de quinta-feira (27 de setembro)”. Era Kate Woodcock, de 30 anos.

Oriunda da cidade de Walsall, a cerca de 10 km da localidade do acidente, Kate não resistiu aos ferimentos provocados pela colisão do automóvel no qual estava e morreu no local. Em comunicado, a Polícia de Staffordshire anunciou seu apoio aos familiares da vítima e pediu a colaboração de eventuais testemunhas para elucidar o caso.

Kate Woodcock trabalhou como modelo na Fórmula 1 - Reprodução - Reprodução
Kate Woodcock trabalhou como modelo na Fórmula 1
Imagem: Reprodução
A morte da modelo provocou especial comoção entre os fãs da Fórmula 1. Ela trabalhou como grid girl, inclusive defendendo a função à imprensa quando a organização da categoria anunciou que as modelos que seguravam placas nas largadas seriam deixadas de lado.

“Eu fiz porque quis fazer, e amava fazer o trabalho. Eu fui uma profissional, e ninguém jamais passou dos limites comigo”, disse Kate a respeito do trabalho, em declarações publicadas nos últimos dias pela imprensa britânica.

Os jornais ingleses – casos de The Sun, Daily Mirror e Birmingham Mail, entre outros - ainda deram destaque aos trabalhos de Kate Woodcock ao lado de Lewis Hamilton durante dois anos nos grids, sem dar detalhes a respeito do período. Os veículos de comunicação do país relembraram também a presença da modelo durante programações dos Grandes Prêmios (incluindo grids e pódios) ao lado de nomes como Sebastian Vettel e Mark Webber.

O acidente fatal deu início a uma série de iniciativas de solidariedade na Inglaterra – não apenas entre familiares e moradores da região onde Kate vivia, mas também entre fãs de Fórmula 1. Nas redes sociais, foi lançada uma campanha de crowdfunding para arrecadar 4 mil libras (pouco mais de R$ 20 mil) para ajudar a família da modelo a custear as despesas funerárias. A iniciativa, porém, já superou as 7 mil libras (R$ 35,3 mil) nas doações.

Além disso, o local do acidente fatal de Kate Woodcock, um posto de combustíveis, também virou local de homenagens. Desde o acidente fatal, amigos, familiares e admiradores têm deixado flores e cartazes por ali como tributo à memória da modelo.

Fórmula 1