Topo

Fórmula 1

Hamilton larga na pole no Japão; Vettel é oitavo após erro da Ferrari

Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora pole para o Grande Prêmio do Japão - Behrouz MEHRI / AFP
Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora pole para o Grande Prêmio do Japão Imagem: Behrouz MEHRI / AFP

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 04h08

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, deu mais um grande passo na busca pelo título do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 ao cravar na madrugada deste sábado (6) a pole position para o Grande Prêmio do Japão. 

O tetracampeão do mundo liderou o treino classificatório da corrida com o tempo de 1min27s760, 0s299 de vantagem para o companheiro de equipe Valtteri Bottas, que fecha a primeira fila. Já Sebastian Vettel, da Ferrari, larga apenas em oitavo. 

Foi a pole de número 80 da carreira do  britânico, oitava só nesta temporada. Ele lidera o Mundial com 306 pontos, 50 de vantagem para Vettel. O alemão foi mais uma vez prejudicado por um erro da Ferrari, que no início do Q3 mandou os pilotos à pista com pneus intermediários e em seguida determinou que voltassem aos boxes para colocar os de pista seca.

Vettel não foi além do nono tempo, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen ainda foi o quarto mais rápido, atrás de Max Verstappen, da Red Bull. No fim do qualificatório, a chuva apertou no circuito de Suzuka, evitou que os pilotos fizessem voltas mais rápidas, e Hamilton riu à toa.

Depois do treino, Esteban Ocon, da Force India, perdeu três colocações por excesso de velocidade durante bandeira vermelha no terceiro treino livre em Suzuka. Com isso, Vettel ganhou uma colocação e sai em oitavo.

O Grande Prêmio do Japão acontece na madrugada de sábado para domingo. A largada está prevista para as 2h10 (horário de Brasília). 

O treino

Lewis Hamilton, da Mercedes, crava a pole para o GP do Japão - Toshifumi Kitamura/AFP - Toshifumi Kitamura/AFP
Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP


O líder do Mundial abriu o classificatório sendo o mais rápido do Q1. Vettel chegou a rodar, mas fez o segundo melhor tempo. Marcus Ericsson, da Sauber, que escapou e bateu, Stoffel Vandoorne e Fernando Alonso, ambos da McLaren, Sergey Sirotkin, da Williams, e Nico Hulkenberg, da Renault, foram os cinco primeiros eliminados. 

No Q2, Daniel Ricciardo, da Red Bull, abandonou o treino por problemas no motor e nem chegou a abrir volta - o australiano larga em 15º. Lance Stroll, da Williams, Carlos Sainz, da Renault, Kevin Magnussen, da Haas, e Charles Leclerc, da Sauber, também foram eliminados nesta fase, que teve Bottas como o mais rápido. 

A chuva aumentou de intensidade no fim do Q2, o que pode ter colaborado para a lambança da Ferrari no início do Q3 em escolher pneus intermediários quando a pista já estava praticamente seca. Quando a dupla da equipe foi para a pista novamente, a maioria dos pilotos já tinha registrado voltas rápidas - Hamilton incluso.

Raikkonen e Vettel ainda erraram no mesmo ponto da pista quando retornaram, na curva 7. Depois, a chuva enfim veio para valer e acabou com a chance de ambos melhorarem os tempos - o que fez até o Twitter oficial da Fórmula 1 brincar com a má fase da escuderia italiana ao divulgar o resultado oficial, sugerindo aos fãs da equipe que "não olhassem" a classificação. 

Fórmula 1