Topo

Fórmula 1

Hamilton passeia no Japão e se aproxima do penta; Vettel é só sexto

Inglês da Mercedes pode se sagrar campeão já na próxima corrida, nos EUA - Issei Kato/Reuters
Inglês da Mercedes pode se sagrar campeão já na próxima corrida, nos EUA Imagem: Issei Kato/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/10/2018 03h42

Lewis Hamilton deu mais um passo rumo ao quinto título mundial na Fórmula 1. Com extrema facilidade e de ponta a ponta, o inglês da Mercedes venceu o Grande Prêmio do Japão, na madrugada deste domingo (7), e ampliou a vantagem sobre Sebastian Vettel, da Ferrari, que foi apenas o sexto.

Com estes resultados, Hamilton lidera o Mundial de Pilotos com 331 pontos, contra 264 do rival alemão. Como restam apenas quatro etapas para o fim da temporada 2018, o inglês pode ficar com o título já no dia 21 de outubro, no circuito de Austin, nos Estados Unidos - basta somar oito pontos a mais que Vettel na prova.

O pódio no Japão foi completado por Valtteri Bottas, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, que mantiveram as posições de largada e cruzaram a linha de chegada em segundo e terceiro, respectivamente. O australiano Daniel Ricciardo, em excelente prova de recuperação, ficou em quarto depois de partir em 15º, seguido pelo ferrarista Kimi Raikkonen.

A corrida

Hamilton durante GP do Japão - Toru Takahashi/AP - Toru Takahashi/AP
Imagem: Toru Takahashi/AP

Depois de dois dias de tempo instável, o sol brilhou em Suzuka e a etapa japonesa foi disputada com pista seca. Em largada sem incidentes, o pole Hamilton manteve a liderança, escoltado por Bottas e com Verstappen em terceiro. Mais atrás, Vettel, que saiu em oitavo, ultrapassou as duas Toro Rosso e pulou para sexto.

O alemão manteria a recuperação na sequência, ultrapassando Romain Grosjean. Na segunda volta, ele já era o quarto, contando com toque de Verstappen em Kimi Raikkonen que fez o finlandês da Ferrari perder a posição para o companheiro de equipe – e o holandês da Red Bull levar 5 segundos de punição.

Mas a alegria de Vettel duraria pouco. Em relargada após quatro voltas com safety car na pista (por causa de destroços do carro de Kevin Magnussen, que colidiu com Charles Leclerc), o alemão tentou forçar ultrapassagem sobre Verstappen, mas ambos se tocaram e o tetracampeão levou a pior, saindo da pista e caindo para a 19ª posição.

A partir daí, Vettel começou a correr atrás do prejuízo. Na 16ª volta, ele era o 14º. Lá na frente, Hamilton seguia tranquilo na liderança, abrindo vantagem para Bottas. Ricciardo, que largou em 15º após problemas no motor, se destacava e já aparecia em quinto.

Após a parada dos pilotos nos boxes, a graça da corrida continuou saber até que ponto iria a escalada de Vettel. Na volta 35, ele superou Grosjean e assumiu a sexta colocação. Mais à frente, Verstappen chegou a diminuir para um segundo a diferença para Bottas, mas não conseguiu o segundo lugar. 

Alheio à disputa, Hamilton aumentou a vantagem na liderança e concluiu com tranquilidade o seu passeio em Suzuka. Sexta vitória nas últimas sete corridas de Hamilton - e a número 71 da carreira do piloto, que definitivamente entrou em contagem regressiva para o pentacampeonato.

Veja a classificação final do GP do Japão

Pódio - GP Japão - Issei Kato/Reuters - Issei Kato/Reuters
Imagem: Issei Kato/Reuters


1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 1h27min17s062
2. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes): a 12s919
3. Max Verstappen (HOL/Red Bull): a 14s295
4. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull): a 19s495
5. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): a 50s998
6. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari): a 1min09s873
7. Sergio Pérez (MEX/Force India): a 1min19s379
8. Romain Grosjean (FRA/Haas): a 1min27s198
9. Esteban Ocon (FRA/Force India): a 1min28s055
10. Carlos Sainz (ESP/Renault): a 1 volta
11. Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) a 1 volta
12. Marcus Ericsson (SUE/Sauber): a 1 volta
13. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso): a 1 volta
14. Fernando Alonso (ESP/McLaren): a 1 volta
15. Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren): a 1 volta
16. Sergey Sirotkin (RUS/Williams): a 1 volta
17. Lance Stroll (CAN/Williams): a 1 volta
Não completaram:
Charles Leclerc (MON/Sauber)
Nico Hulkenberg (ALE/Renault)
Kevin Magnussen (DIN/Haas)

Fórmula 1