Topo

Fórmula 1

Hamilton diz que se aposenta da Fórmula 1 em no máximo cinco anos

Lewis Hamilton, da Mercedes, celebra pentacampeonato mundial de Fórmula 1 - Henry Romero/Reuters
Lewis Hamilton, da Mercedes, celebra pentacampeonato mundial de Fórmula 1 Imagem: Henry Romero/Reuters

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

07/11/2018 19h31

Lewis Hamilton já pensa em aposentadoria. O piloto de 33 anos disse que há outras coisas que gostaria de fazer na vida e não se vê no grid durante muitos anos. “O máximo que consigo imaginar são mais cinco anos (como piloto). Mas podem ser menos que cinco anos”.

A revelação ocorreu em um hotel de luxo de São Paulo onde ele falou com exclusividade ao UOL Esporte. O pentacampeão mundial explicou que as exigências físicas e mentais são a parte mais desgastante de ser um piloto da principal categoria do mundo.

“Estar no topo da Fórmula 1 consome seu tempo, há estresse além da imaginação. É realmente um esforço absurdo ser consistente a cada ano. Particularmente com os jovens pilotos chegando”.

Hamilton falou que o principal desafio é manter a competitividade dos primeiros anos na categoria. O inglês sabe que a experiência é uma vantagem, mas também pode atrapalhar a motivação.

“Quando você é jovem fica mais fácil. Você tem uma energia natural, está aprendendo todas as coisas de um mundo novo. Quando está mais velho, é bastante difícil manter a mesma energia dos 20 anos. Este é o grande desafio”.

Lewis Hamilton - AP Photo/Laszlo Balogh - AP Photo/Laszlo Balogh
Imagem: AP Photo/Laszlo Balogh

Hamilton quer fazer a diferença

O pentacampeão fixou um prazo máximo para deixar a Fórmula 1, mas não é capaz de apontar uma data exata. O que Hamilton não tem dúvida é da magnitude das situações que experimentou e continua experimentando por ser um piloto da elite do automobilismo. Mas o inglês quer mais, quer fazer a diferença na vida de outras pessoas.

“Eu acho que ser piloto de Fórmula 1 é uma grande conquista. Correr no topo, ganhar dinheiro, viajar ao redor do mundo. Mas quero ter um impacto verdadeiro na sociedade, impacto nas crianças, na natureza. Todas estas coisas importam para mim.”

Um preocupação do piloto é descobrir com quais temas trabalhar e encontrar maneira de aproximação com estes segmentos. Cumprida esta etapa, ele planeja traçar uma estratégia eficaz para fazer a diferença.

“Quero montar uma estratégia para que as pessoas vejam que é autêntico e olhar daqui a 20 anos e perceber que realmente tiveram impacto.”
Enquanto isto, o mundo da Fórmula 1 pergunta se o inglês vai igualar os sete títulos de Michael Schumacher. Hamilton afirma que não pauta a vida por este objetivo.

Fórmula 1