Topo

Fórmula 1

Hamilton quer passar Carnaval no Brasil e sonhava jogar Fifa com Ronaldo

5.11.2014 - Hamilton, da Mercedes, sorri durante coletiva para o GP do Brasil; ele diz esperar "momento Senna" caso vença pela primeira vez em Interlagos - Eduardo Anizelli/Folhapres
5.11.2014 - Hamilton, da Mercedes, sorri durante coletiva para o GP do Brasil; ele diz esperar "momento Senna" caso vença pela primeira vez em Interlagos Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapres

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

10/11/2018 04h00

Lewis Hamilton é bom ao volante, mas diz que está longe de manter o nível com o controle do videogame. Azar da seleção brasileira, equipe escolhida pelo piloto na hora de jogar Fifa. O atual campeão de Fórmula 1 explica que opta pelo time por causa da forte ligação que tem com o país e por causa de um pentacampeão do mundo.

“Quando eu era jovem, sempre jogava (com a seleção brasileira) porque assistia jogadores como Ronaldo. Hoje ele me segue no Instagram, o que é louco porque eu lembro que sempre sonhei em jogar uma partida contra ele.”

O pentacampeão de Fórmula 1 acrescenta que a relação com Ayrton Senna, a quem idolatra desde a infância, e a recente amizade com Neymar são outros motivos que fazem escolher o Brasil no videogame. Hamilton também gosta da equipe de carne e osso e elogia Neymar em um nível que até muitos brasileiros consideram exagerado.

“Para mim, Neymar é o melhor jogador do mundo”.

Hamilton e Neymar - Ezra Shaw/Getty Images - Ezra Shaw/Getty Images
Imagem: Ezra Shaw/Getty Images

Não foi amor à primeira vista

As aparições de Hamilton em Interlagos são ovacionadas pelas arquibancadas. Se hoje a relação é de admiração ao piloto, já foi de rivalidade quando ele começou a frequentar o autódromo 12 anos atrás.

“Quando vim aqui pela primeira vez era um jovem que tinha uma grande paixão pelo Ayrton e não sabia muito sobre o Brasil, exceto sobre a seleção brasileira. Eu vim e não foi fácil porque eu estava lutando contra um brasileiro (Felipe Massa). Não me senti recebendo nenhum carinho”, recorda.

O primeiro título de Hamilton na Fórmula 1 foi a famosa ultrapassagem sobre Timo Glock na última curva de Interlagos no Grande Prêmio de 2008. Felipe Massa chegou a se sentir campeão por alguns segundos, mas o inglês conseguiu os pontos necessários para ficar com a taça no final da corrida.

Desde então, a aproximação da torcida com o inglês aumenta de maneira contínua. E o sentimento é recíproco. Hamilton diz que o carinho pelo Brasil não se resume mais a ser terra de Ayrton Senna. O sentimento foi crescendo conforme aprendia sobre o país e hoje o piloto elogia a música, as cores, a culinária, a variedade cultural e o povo ser tão amistoso. Agora, ele quer experimentar a festa brasileira mais famosa no exterior.

“O Brasil está cada vez mais no meu radar. Sempre haverá meu carinho por causa do Ayrton, isto nunca mudará. Mas é mais que isto. É um belo país e eu gostaria de conhecer mais. Eu quero um dia vir para o carnaval, por exemplo.”

Fórmula 1