Topo

Fórmula 1

Hamilton exposto, chuva e despedida: saiba o que esperar do GP do Brasil

Lewis Hamilton comemora a pole position para o GP do Brasil 2018 - Paulo Whitaker/Reuters
Lewis Hamilton comemora a pole position para o GP do Brasil 2018 Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 04h00

O campeonato de pilotos da Fórmula 1 já está decidido, mas isso não significa que a expectativa seja de uma corrida morna no Grande Prêmio do Brasil neste domingo (11). Muito pelo contrário: Mercedes e Ferrari ainda brigam pelo título de construtores e tem muito franco-atirador no grid, sem muito a perder. Para completar, existe a previsão de chuva justamente para a hora da corrida na região de Interlagos.

Saiba no que ficar de olho no GP do Brasil:

Guerra de estratégias: Hamilton e Vettel dividem a primeira fila com duas táticas diferentes. O inglês vai largar com o pneu supermacio, que vai dar mais aderência na largada, mas deve se degradar primeiro. E o alemão escolheu o macio, para tentar retardar sua parada. “Não sei como vai ser, depende muito do que acontecer na largada. O ideal seria eu conseguir ficar na frente e tentar cuidar dos meus pneus e anular a vantagem dele. Mas se estiver muito quente pode ser difícil”, reconheceu Hamilton, que já vai estar em uma situação frágil porque o ritmo de corrida demonstrado pela Ferrari nos treinos livres foi mais forte.

Promessa de show de Ricciardo: Depois de sofrer mais uma punição por troca de elementos do motor, o piloto da Red Bull vai largar em 11º e prometeu que vai para cima na corrida. “Eu não tenho nada a perder. Também tenho experiência de largar atrás aqui em Interlagos por causa de punições, então eu sei os atalhos.” O piloto é conhecido como “o assassino sorridente” pela maneira decidida como luta por posição.

Despedida de Alonso: Vai ser a última vez que o bicampeão vai correr, pelo menos de F-1, em Interlagos. Isso porque a pista vai receber o WEC, outro campeonato em que Alonso corre, em 2020. A despedida, no entanto, tem tudo para ser melancólica, já que o piloto não passou da 18ª colocação na classificação. O ritmo da McLaren costuma ser um pouco melhor na corrida, mas pontuar será (mais um) feito para o espanhol.

Batalha de talentos: Dois pilotos que estarão em times grandes no ano que vem mostraram serviço na classificação e devem ter uma batalha particular na corrida. No momento em que a pista estava mais complicada, quando a chuva apertou no fim da segunda parte, mas os pilotos ainda estavam com os pneus de pista seca, Pierre Gasly, que vai para a Red Bull ano que vem, e Charles Leclerc, que pilotará para a Ferrari, conseguiram melhorar seus tempos e passaram para o Q3. Leclerc chegou a dizer que foi a volta mais “surpreendente” que ele já deu. Ele vai largar em sétimo e Gasly virá logo atrás, em nono.

Chance de chuva: corrida em Interlagos não é corrida em Interlagos sem a expectativa de chuva. O treino classificatório já gerou muita tensão, com uma garoa que durou por boa parte do treino e atrapalhou equipes e pilotos. Para o domingo, a expectativa era de sol e calor entre as equipes, mas a previsão agora aponta chance de chuva justamente para o horário da prova, que começa às 15h10, pelo horário de Brasília.

Confira a classificação do GP de Interlagos:

Resultado do treino de classificação para o GP do Brasil de Fórmula 1 - @F1/Twitter - @F1/Twitter
Imagem: @F1/Twitter

Fórmula 1