Topo

Fórmula 1

Bravo com acidente, Verstappen parte para briga com Ocon em Interlagos

Desentendimento foi decorrente de toque na 44ª volta da corrida; incidente custou liderança a Verstappen - Reprodução
Desentendimento foi decorrente de toque na 44ª volta da corrida; incidente custou liderança a Verstappen Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 17h16

Max Verstappen foi segundo colocado do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 neste domingo, mas deixou a pista bastante irritado com o resultado.

Nos bastidores do paddock, o holandês da Red Bull foi tirar satisfações com Esteban Ocon, da Force India. Valtteri Bottas (Mercedes) e Brendon Hartley (Toro Rosso) presenciaram a cena.

As imagens foram registradas pelo canal de TV francês Canal + Sport. No vídeo, é possível ver Verstappen bastante irritado e partindo para a briga com Ocon. O piloto da Red Bull chegou a empurrar o rival em três oportunidades.

"A FIA teve que para-lo pela violência, me empurrando e tentando me acertar um soco. E isso não é profissional", disse Ocon após o incidente.

Já o holandês se defendeu dizendo que esperou Ocon para conversar com ele, mas ouviu "um comentário muito estúpido" do rival e acabou partindo para cima. Momentos antes, contudo, ele já tinha avisado via rádio para a equipe Red Bull que Ocon teria que acertar as contas com ele.

O incidente foi fruto de um toque entre os carros dos dois durante o GP do Brasil. Na 44ª volta, quando liderava a corrida, Verstappen foi ultrapassar Ocon, retardatário, na 16ª posição. Só que os dois se chocaram no S do Senna e rodaram; Lewis Hamilton então assumiu a primeira posição e não perdeu mais.

"Fiquei duas voltas atrás do Max e fui mais rápido em ambas. E as regras dizem que você pode atacar se for mais rápido, e foi o que eu fiz. Avancei por fora, da mesma forma que fiz sobre o Fernando [Alonso] e sobre outros pilotos", tentou justificar Ocon. 

Os dois foram chamados pelos comissários a darem explicações sobre o episódio, mas Verstappen recebeu apenas uma reprimenda e terá que se colocar à disposição da federação por dois dias para fazer trabalhos de conscientização.

A rivalidade entre Max Verstappen e Esteban Ocon é oriunda ainda das categorias de acesso. Em 2014, o francês foi campeão da Fórmula 3 europeia, enquanto o holandês foi terceiro.

Fórmula 1