Topo

Fórmula 1

Em busca de mais disputas, Fórmula 1 cogita largadas com carros lado a lado

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/01/2019 21h11

A Fórmula 1 busca alternativas para tornar as corridas mais atraentes. E, desta vez, pode propor mudanças nos grids de largadas.

Para tentar oferecer mais disputas, especialmente na primeira volta, a categoria cogita colocar carros lado a lado em cada fila no grid. Atualmente, o primeiro colocado larga oito metros à frente do segundo, padrão que se repete nas filas seguintes.

"Nós nos perguntamos o que aconteceria se deixássemos os carros mais próximos, se colocássemos os carros lado a lado de novo. Não com três ou quatro carros, como costumava ser, mas dois a dois", disse Pat Symonds, em declarações durante um evento promovido pela revista Autosport.

Em sua carreira na Fórmula 1, Pat Symonds foi diretor técnico de equipes como Benetton, Renault e Williams. Atualmente, ele trabalha em uma força de trabalho da F1, que busca mudanças para a temporada de 2021.

"Quando você quer simular algo assim, se o faz apenas como uma questão física, você tem uma resposta trivial: se os carros largam mais próximos e todos aceleram à mesma razão, eles chegam à primeira curva mais próximos. Não é isso que você quer saber. O que você quer saber é o que vai acontecer (depois disso)", completou.

Para avaliar a possibilidade, o grupo de Symonds apostou na inteligência artificial. Usando a plataforma do game oficial da Fórmula 1, a equipe colocou 19 carros controlados por computador e um por um piloto humano, repetindo 50 corridas de duas voltas cada.

A experiência apontou um aumento de 3% na taxa de acidentes e 5% de ultrapassagens. Além disso, segundo Pat Symonds, criou 20% mais "disputas roda a roda".

Fórmula 1