Topo

Fórmula 1

Alfa Romeo é a última a apresentar carro. E Raikkonen roda em retorno

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montmeló (ESP)

18/02/2019 06h29

A Fórmula 1 conheceu na manhã desta segunda-feira, logo antes do início dos testes da pré-temporada, o último carro que ainda não tinha apresentado sequer a pintura para 2019. É a Alfa Romeo, ex-Sauber, que terá Kimi Raikkonen e o estreante italiano Antonio Giovinazzi.

A mudança de nome veio após uma transição que começou ano passado e basicamente transforma o time em um satélite da Ferrari, uma vez que a Alfa faz parte da mesma empresa. No carro, o trem traseiro é fornecido pela Scuderia, assim como a unidade de potência. A parceria já trouxe investimento e bons resultados para o time ano passado: antes lanterna, a Sauber foi a oitava colocada.

A Alfa apresentou um dos carros mais diferentes do grid devido a sua asa dianteira, cujas lâminas são mais curtas e têm um formato mais agressivo que os demais. A asa dianteira é uma das peças que tiveram que mudar bastante devido ao novo regulamento, que visa aumentar as chances de ultrapassagens.

alfa1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Giovinazzi, também, veio da Ferrari, tendo sido forjado pela Academia de jovens pilotos e sido piloto de testes dos italianos ano passado. Aos 25 anos, ele será o primeiro italiano no grid desde que Jarno Trulli e Vitantonio Liuzzi deixaram a F-1 ao final de 2011. Giovinazzi já fez duas corridas com a Sauber, no início de 2017, mas inicia agora sua primeira temporada com o titular. 

alfa2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já Raikkonen, de 39 anos, é de longe o piloto mais velho do grid e inicia sua 17ª temporada na Fórmula 1, justamente pelo mesmo time que o revelou e por quem estreou em 2001. Na antiga Sauber, ele ficou por apenas um ano e terminou o campeonato em décimo lugar, chamando a atenção da McLaren no início dos anos 2000.

A volta de Raikkonen à agora ex-Sauber, contudo, não começou bem: o finlandês causou a primeira bandeira vermelha do dia, depois de uma rodada, logo no início do primeiro dia de testes da pré-temporada.

Fórmula 1