Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 dará ponto extra a piloto com volta mais rápida de cada corrida

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/03/2019 18h28

A Fórmula 1 voltará a conceder um ponto para o piloto e para a equipe que registrarem a volta mais rápida de cada corrida. A informação foi divulgada hoje pelo site oficial da categoria.

A novidade foi uma das possibilidades recentes discutidas entre dirigentes da F-1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Diante do debate, recebeu sinal verde em diversas esferas.

No entanto, a própria Fórmula 1 adverte que o piloto da volta mais rápida terá que terminar entre os dez primeiros colocados - ou seja, na zona de pontuação - para conquistar o ponto. Se terminar a partir da 11ª colocação ou se não terminar a prova, o piloto da volta mais rápida não somará ponto, e o ponto não será oferecido ao segundo mais rápido.

"O sistema dará uma dimensão extra à corrida, uma vez que os pilotos correndo dentro do top 10 terão algo a mais para disputar. Igualmente, os pilotos fora do top 10 ainda terão o incentivo para conseguir a volta mais rápida, de forma a evitar que um rival consiga, mesmo que o ponto não passe para ele", diz o texto publicado no site oficial da categoria.

O ponto para voltas mais rápidas já foi adotado na Fórmula 1 até 1959. Em 1960, o sistema foi abolido, e o ponto passou a ser oferecido ao sexto colocado - até então, apenas os cinco primeiros colocados pontuavam.

Fórmula 1