Topo

Fórmula 1

Vettel protesta com placas após GP do Canadá e é convencido a ir ao pódio

Alemão da Ferrari deu a placa de 2º lugar à Mercedes de Lewis Hamilton e levou a de 1º lugar ao local onde estaria seu carro - @F1/Twitter
Alemão da Ferrari deu a placa de 2º lugar à Mercedes de Lewis Hamilton e levou a de 1º lugar ao local onde estaria seu carro Imagem: @F1/Twitter

Do UOL, em São Paulo

09/06/2019 17h14

A bandeirada final do Grande Prêmio do Canadá, hoje, deu início a uma sequência de cenas inesperadas na Fórmula 1. Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, mas como foi punido pelos comissários da prova, acabou tendo 5 segundos acrescentados a seu tempo final; Lewis Hamilton, que vinha logo atrás, foi declarado vencedor.

O clima na chegada dos pilotos, é claro, não foi de festa nem mesmo para o britânico. Com os carros estacionados em posições pré-determinadas, com o vencedor no meio, Vettel demonstrou toda sua insatisfação ao trocar as placas de posições, dando o primeiro lugar à sua Ferrari (que ficou parada na entrada do pitlane) e o segundo lugar à Mercedes de Hamilton.

Com cara de poucos amigos, foi convencido pela equipe a comparecer ao cerimonial posterior - até para evitar uma nova punição. No pódio, Hamilton chegou a colocar o rival a seu lado no degrau mais alto do pódio. Vettel foi à posição, mas voltou ao segundo lugar e ficou apenas com um pé apoiado no posto do adversário.

O próprio Hamilton se mostrou desconfortável com a situação. "Definitivamente, não era assim que eu queria vencer. Eu forcei um erro e ele espalhou. Quase batemos, mas o automobilismo é assim", disse após a corrida.

O britânico foi defendido por Vettel no pódio. "As pessoas não deveriam vaiar Lewis. Eu gostei da corrida e do público. Lewis estava um pouco mais rápido, mas eu consegui mantê-lo atrás. Pergunte às pessoas o que elas acham", afirmou o alemão da Ferrari, escolhido o piloto do dia em votação popular.

Com Hamilton em primeiro e Vettel em segundo, Charles Leclerc (Ferrari) completou o pódio. Foi a sétima vitória da Mercedes em sete provas na temporada.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Canadá:

Resultado final do GP do Canadá - @F1/Twitter - @F1/Twitter
Imagem: @F1/Twitter

Fórmula 1