Topo

Fórmula 1

Verstappen se recupera e vence GP da Áustria em final emocionante

Max Verstappen, da Red Bull, durante o GP da Áustria - JOE KLAMAR/AFP
Max Verstappen, da Red Bull, durante o GP da Áustria Imagem: JOE KLAMAR/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/06/2019 11h35Atualizada em 01/07/2019 11h50

Max Verstappen brilhou na tarde de hoje e conquistou o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 para delírio da 'invasão laranja' presente em Spielberg. Após largar mal, o piloto da Red Bull se recuperou de forma espetacular, ultrapassou Charles Leclerc nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Valterri Bottas completou o pódio. Vettel, Lewis Hamilton, Lando Norris e Pierre Gasly vieram em seguida.

O resultado foi oficializado mais de três horas depois do término da corrida. A FIA abriu uma investigação sobre um toque entre Verstappen e Leclerc na disputa do final, mas decidiu manter a vitória do holandês.

Agora, os pilotos retornam à pista para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1. A corrida será no dia 14 de julho, às 11h10 (de Brasília), no circuito de Silverstone.

Largada agitada

O Grande Prêmio da Áustria começou agitado, com as Mercedes arrasando. Após largar em quatro, Lewis Hamilton disputou roda a roda com Lando Norris e conseguiu ganhar uma posição. Max Verstappen levou a pior e Valterri Bottas roubou o segundo lugar.

Em contrapartida, o pole position Charles Leclerc teve uma largada tranquila e chegou a abrir a vantagem de 2.2s sobre Bottas nas primeiras voltas da corrida.

Recuperação de Verstappen

Após a largar mal, Verstappen perdeu a segunda colocação e foi parar em sétimo. Apesar disso, o piloto da Red Bull começou a se recuperar logo no início da corrida. Ele ultrapassou Lando Norris e foi para cima de Raikkonen até conseguir chegar na quinta posição.

Ferrari vacila nos boxes e Vettel perde posições

Após sofrer problemas com seu carro no treino classificatório, Vettel largou da décima colocação, mas conseguiu ir para a quarta posição. Apesar disso, a Ferrari errou no pit stop do piloto, o alemão perdeu tempo e foi parar na oitava colocação.

Enquanto isso, o pit stop de Leclerc foi tranquilo e o monegasco seguiu na liderança.

Com problemas no carro, Hamilton perde tempo nos boxes

Lewis Hamilton precisou trocar a asa dianteira nos boxes. Com isso, o britânico da Mercedes perdeu muito tempo (11 segundos), e foi parar na quinta posição. Vettel e Verstappen levaram a melhor e assumiram a terceira e quarta colocação, respectivamente.

Verstappen e Vettel na briga pela terceira posição

A briga pelo terceiro lugar foi acirrada. Verstappen começou a perseguir Vettel e foi ganhando tempo, até que ficou a menos de um segundo do alemão. O piloto da Red Bull abriu a asa e foi para cima do adversário por fora, que se manteve firme na terceira posição.

É como diz o ditado: "água mole, pedra dura, tanto bate até que fura". Verstappen insistiu e, com a asa aberta, ultrapassou Vettel para delírio da torcida presente em Spielberg.

Verstappen foi para cima de Bottas

Após ultrapassar Vettel, Verstappen partiu para cima de Bottas pelo segundo lugar. Em pouco tempo, o holandês se aproximou do piloto da Mercedes e conseguiu fazer a ultrapassagem com tranquilidade.

Ele não para! Verstappen persegue Leclerc e vence GP da Áustria

Max Verstappen seguiu voando na pista e foi para a briga pelo lugar mais alto do pódio. Em disputa de tirar o fôlego, o piloto holandês ficou roda a roda com o monegasco e conseguiu a ultrapassagem.

Resultado do Grande Prêmio da Áustria - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Sebastian Vettel foi o quarto colocado. O erro foi corrigido.
Ao contrário do que informado anteriormente, o circuito é de Spielberg e não Silverstone. O erro foi corrigido.

Fórmula 1