Topo

Fórmula 1

Mercedes renova com Valtteri Bottas e mantém a dupla de pilotos em 2020

Valtteri Bottas, piloto da Mercedes em 2019 - William West/AFP
Valtteri Bottas, piloto da Mercedes em 2019 Imagem: William West/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps

29/08/2019 07h16

A Mercedes confirmou a renovação do contrato de Valtteri Bottas para a temporada de 2020. O finlandês disputava a vaga com o piloto de testes do time alemão, Esteban Ocon, que acabou sendo liberado de seu contrato. Será a quarta temporada do piloto de 30 anos na equipe que vem dominando a Fórmula 1 nos últimos anos.

"Estou muito feliz e orgulhoso de fazer parte da equipe pela quarta temporada e gostaria de agradecer todos os membros da equipe e os acionistas por sua confiança em mim. Minhas performances estão cada vez melhores e essa confirmação é uma grande maneira de começar a segunda metade de 2019", disse Bottas.

"Minha meta é ser campeão da Fórmula 1. Acredito que, no papel e pela minha experiência com a equipe, a Mercedes é a melhor opção para eu atingir essa meta em 2020. Temos nove corridas pela frente e estou determinado em continuar melhorando."

Nesta temporada, depois de começar o campeonato no mesmo nível do companheiro Lewis Hamilton, Bottas caiu de produção e agora tem 62 pontos de desvantagem para o piloto inglês, que lidera o campeonato. Nas nove últimas corridas da temporada, 225 pontos estão em jogo.

Havia muita especulação sobre quem seria o companheiro de Hamilton no ano que vem, justamente devido à queda de Bottas nas últimas corridas. A renovação de seu contrato acabou acontecendo, inclusive, mais tarde do que o normal, e o chefe da equipe, Toto Wolff, deixou claro que havia uma disputa aberta entre o finlandês e Ocon, que deve ir para a Renault em 2020.

"Para 2019, estabelecemos para Valtteri o desafio de voltar mais forte do que vimos na segunda parte de 2018, e ele conseguiu isso, com performance impressionantes nas primeiras corridas do ano. Embora tenha sido a melhor primeira parte do campeonato que ele já teve, ele está faminto e determinando em continuar melhorando e aumentando seu nível. É a abordagem que queremos para todos os membros da nossa equipe", frisou Wolff.

Com Hamilton e Bottas, a Mercedes ganhou os campeonatos de pilotos e construtores nos últimos dois anos e lidera com folga o campeonato desta temporada.

Fórmula 1