Topo

Fórmula 1

Ex-campeões, Villeneuve e Rosberg viram alvo de Hamilton e Verstappen

Nico Rosberg (Fórmula 1) - Reprodução/Mercedes-Benz
Nico Rosberg (Fórmula 1) Imagem: Reprodução/Mercedes-Benz

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monza (ITA)

06/09/2019 13h10

Ex-campeões do mundo e hoje comentaristas na Fórmula 1, Nico Rosberg e Jacques Villeneuve se tornaram alvo tanto de Max Verstappen, quanto de Lewis Hamilton em Monza, onde a categoria está reunida para a disputa do GP da Itália. Tanto o piloto da Red Bull, quanto o da Mercedes criticaram opiniões dadas pelos ex-pilotos nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM: Rosberg era piloto comportado. Agora virou youtuber falastrão

Perguntado pelo UOL Esporte sobre opinião de Villeneuve de que jovens pilotos não têm mais tanta noção de quão perigosos os acidentes podem ser porque estão acostumados aos simuladores, cada vez mais utilizados em sua preparação, Hamilton deu um longo suspiro antes de afastar essa possibilidade. O comentário de Villeneuve foi feito depois da morte do francês Anthoine Hubert, de 22 anos, durante uma corrida da F-2 no último sábado.

"Eu realmente não concordo com muitas das opiniões daquele indivíduo", disse Hamilton ao UOL Esporte. "Pessoalmente não ligo para o que esse indivíduo fala. E não concordo. Se você vir crianças nas estações de esqui, elas não têm medo. É o mesmo com os pilotos. Talvez você vai criando medo quando vai ficando mais velho. Mas usar o simulador não o deixa mais corajoso. Então não concordo com isso."

Villeneuve, campeão de 1997, sempre foi conhecido pelas opiniões controversas, uma reputação que outro ex-campeão, Nico Rosberg, tem cultivado desde que decidiu se aposentar e se tornou comentarista.

Depois de criticar Max Verstappen por ter tentado continuar no GP da Bélgica mesmo com o carro avariado, dizendo que o holandês é agressivo demais, Rosberg foi justamente comparado a Villeneuve pelo piloto da Red Bull.

"Não importo com o que ele diz no podcast dele. Acho que ele é o novo Jacques Villeneuve. Na verdade Villeneuve mudou bastante, mas parece que agora é Rosberg que vira e mexe dá uma opinião polêmica. Mas eu não me importo com o que ele fala nos canais dele. Ele faz muito disso. No começo do ano ele me chamou de narcisista. Isso é muito extremo."

Verstappen não parou por aí: "Nunca deu para dar crédito a ele, nem quando ele era piloto. Esse é o problema dele. Ele não tem carisma e não consegue arrumar um emprego. Não sei o que ele quer, mais seguidores? Dinheiro? Ele deveria ter continuado pilotando, ia ganhar muito mais."

Rosberg já tinha sido alvo também de Hamilton depois de tê-lo criticado em seu videoblog depois da classificação do GP da Hungria, quando foi superado por Verstappen. "Não sei quem vê aquele blog. Tudo o que você tem de fazer é ver meus resultados ao longo dos anos. Eles falam por si. Então é natural que quem não teve tanto sucesso quanto eu tente diminuir, mas tudo bem."

Rosberg se aposentou logo após bater Hamilton na luta pelo campeonato de 2016. O inglês é o favorito para a conquista do título deste ano, que seria o sexto da carreira.

Fórmula 1