Topo

Fórmula 1

Rosberg era piloto comportado na Fórmula 1. Agora, virou youtuber falastrão

Nico Rosberg, durante participação em evento - Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images
Nico Rosberg, durante participação em evento Imagem: Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 04h00

Nico Rosberg se aposentou, virou youtuber e parece ter mudado de personalidade. Campeão da Fórmula 1 em 2016, ele deixou de lado o perfil calmo e contido para apostar nas polêmicas quando faz suas análises. Nos últimos meses, teve atrito com Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Max Verstappen.

Rosberg era amigo de infância de Hamilton, mas a relação se deteriorou na disputa pelo título de 2016. No início de agosto deste ano, o alemão afirmou que o inglês perdeu um pouco de sua velocidade aos 34 anos. "A melhor idade para os pilotos é 30, 31, 32. Quando você vai envelhecendo, sua velocidade diminui levemente. Mas a experiência conta muito esporte, então, ele deve superar esta pequena diminuição na sua habilidade natural como um ser humano, à medida que você for ficando um pouco mais velho", disse, em seu canal no YouTube.

A alfinetada não passou batida por Hamilton. Questionado sobre a declaração, o inglês diz não se importar com o que é dito sobre ele. "Eu nunca vi, não sei quem segue (o canal de Rosberg). Eu não me importo, todo mundo tem sua própria opinião. Se ele está certo ou errado, eu realmente não me importo. Você pode olhar meus resultados ao longo dos anos, eles falam por si. Tem pessoas que não tiveram o sucesso que eu tive, e podem querer falar, mas tudo bem".

O atrito com Max Verstappen também gerou resposta. Rosberg criticou o holandês por causa da batida com Kimi Raikkonen no GP da Bélgica. Para Nico, o jovem piloto voltou ao seu "velho eu" e foi muito agressivo. "Eu não estou interessado com o que ele fala no canal dele. Ele está se tornando o novo Jacques Villeneuve. Villeneuve já melhorou bastante, mas agora parece que é Rosberg quem quer constantemente compartilhar opiniões controversas. Talvez ele queira ganhar dinheiro com seu canal no YouTube. Se ele tivesse pilotado por mais tempo, poderia ter ganhado mais dinheiro".

A crítica a Sebastian Vettel sobrou até para Rubens Barrichello. Na vitória de Charles Leclerc no GP da Bélgica, a Ferrari pediu para o alemão deixar o monegasco ultrapassá-lo e serviu como escudo para impedir a chegada de Lewis Hamilton. "Pobre Vettel. Ele estava como Barrichello nessa corrida, vendo o companheiro passar e tendo que ajudá-lo na corrida. Incrível para um tetracampeão. Vamos ver como isso vai se desenrolar para Vettel, mas ele com certeza não ficará feliz com isso", cutucou.

Nico Rosberg tem mais de 628 mil inscritos em seu canal no YouTube. O alemão foi campeão mundial de Fórmula 1 na temporada 2016, quando pilotava a Mercedes.

Fórmula 1