! Com a Ferrari, Schumacher perde duelo para avião a jato - 11/12/2003 - UOL Esporte - F-1

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  11/12/2003 - 09h56
Com a Ferrari, Schumacher perde duelo para avião a jato

Das agências internacionais
Em Grosseto (Itália)

Um avião a jato da Força Aérea Italiana derrotou a Ferrari de Michael Schumacher por 2 a 1 em uma série de três corridas disputadas em um aeroporto militar. O piloto alemão estava a bordo do carro F2003-GA, com o qual disputou a temporada passada da Fórmula 1.

AFP 
Caça Eurofighter Typhoon "ultrapassa" Schumacher na disputa do desafio
Na primeira corrida, que teve o percurso de 600 metros, Schumacher levou a melhor. Na seqüência, porém, o piloto Maurizio Cheli, a bordo do "Eurofighter Typhoon", ganhou as últimas duas corridas que tiveram percurso de 900 e 1200 metros.

Schumacher venceu a primeira corrida com 9,4 segundos, 0,2s à frente do caça. Na segunda prova, o avião cravou o tempo de 14,2s, contra 15,7s da Ferrari. Na última corrida, o alemão perdeu por 0,2s do caça, que fez o percurso em 13 segundos.

"Foi uma experiência interessante", disse Schumacher, acrescentando que não estava sob tanta pressão como ocorreu na reta final do Mundial de Fórmula 1, quando tinha o colombiano Juan Pablo Montoya em sua perseguição.

Cheli não quis tripudiar sobre o alemão com a vitória que obteve. "Todo mundo é um príncipe ou um rei mas dentro de seu próprio ambiente", comentou o piloto do caça, que é chefe de testes de pilotos em uma das companhias de fabricação de aviões a jato.

O avião e a Ferrari se alinharam em pistas paralelas. Assim que o sinal verde foi dado, o barulho da turbina do caça se misturava com o do motor do Fórmula 1. Nos treinos de quarta-feira, o avião venceu os três percursos, mas a Ferrari não estava sob a direção de Schumacher.

O caça não estava portando arma de fogo e pesava cerca de 21.000 kg. A Ferrari pesava 600 kg e teve pequenas alterações em relação às corridas tradicionais. Foram feitas mudanças aerodinâmicas para adaptar o carro à prova de curta distância.

Essa não foi a primeira vez que um carro de corrida desafiou um avião. Em 1931, Tazio Nuvolari, o melhor piloto dessa época, com seu Alfa Romeo 8C-300, foi mais rápido que o avião Caproni Ca100. Em 1981, Gilles Villeneuve, com uma Ferrari 126, bateu o avião F-104 em uma distância de um quilômetro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias