UOL Esporte Fórmula 1
 
06/07/2008 - 10h45

Hamilton vence em Silverstone, e chuva coloca Rubinho no pódio

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Tirando proveito da pista molhada, Lewis Hamilton conquistou neste domingo a vitória no GP da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone.

AFP
Rubinho soube aproveitar a pista molhada em Silverstone e ficou em terceiro na prova
AFP
Inglês Lewis Hamilton conquistou a vitória e empatou com os líders da temporada 2008
VEJA AS FOTOS DA CORRIDA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
PILOTOS LEVAM MULTA NOS BOXES
Nick Heidfeld, da BMW, foi o segundo colocado e Rubens Barrichello, com excelente desempenho sob a chuva, completou o pódio com a Honda.

"Certamente a melhor vitória que já tive na melhor corrida que já fiz. Considero a prova mais feliz da minha vida porque foi uma vitória em casa com um bom desempenho. A equipe fez um excelente trabalho. Gostaria de dedicar esta vitória a minha família, que me apoiou bastante nesses últimos dias difíceis que tive. Tive problemas pessoais, problemas também na F1, e eles sempre estiveram do meu lado", disse Hamilton.

Barrichello, que não alcançava o pódio desde 2005, comemorou bastante o resultado. "Eu adoro pista molhada. A equipe soube o que era melhor para o carro e por isso conseguimos ser felizes aqui. Claro que estamos enfrentando diversos problemas nesta temporada, mas estou rindo para os problemas. Eu vivo da velocidade e quero continuar vivendo da velocidade", disse Barrichello, que também dedicou o pódio à família.

"Esse pódio é um presente para o meu filho, que disse ontem que rezaria pela chuva para que eu pudesse subir ao pódio", completou o brasileiro.

Com a vitória, Hamilton quebrou um jejum de oito anos no circuito. Desde 2000 que um piloto britânico não vencia em casa na categoria. O último a subir ao degrau mais alto do pódio em Silverstone havia sido David Coulthard.

Agora o campeonato mundial tem agora três líderes, com 48 pontos: o próprio Hamilton, o finlandês Kimi Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa.

Raikkonen terminou a prova na quarta colocação, enquanto Massa não marcou pontos depois de rodar na pista molhada em cinco oportunidades.

Esta deve ter sido a penúltima corrida em Silverstone. A FIA já divulgou planos para levar o Grande Prêmio da Inglaterra para Donington Park em 2010. A decisão tem gerado polêmica, pois Silverstone é considerado o berço da Fórmula 1.

Com pista molhada, a grande maioria dos pilotos optou por uma largada cautelosa. Menos Lewis Hamilton, que conseguiu ganhar duas posições e assumiu a segunda colocação logo de cara. Ficou atrás somente do companheiro de equipe e pole Heikki Kovalainen.

Felipe Massa largou em nono por conta da falha de um mecânico da Ferrari durante os treinos classificatórios do último sábado. Com a pista escorregadia, o brasileiro até alcançou o oitavo lugar na saída. No entanto, não conseguiu segurar a posição. Com duas rodadas nas primeiras voltas, o brasileiro acabou indo para o final do pelotão.

Quem conseguiu se dar bem com a chuva foi Rubens Barrichello. A bordo do problemático carro da Honda, Rubinho largou em 16º e, ainda na primeira volta, já estava em 10º. Nelsinho Piquet também foi seguro e, dando mostras de evolução na categoria, chegou a ultrapassar o colega de Renault Fernando Alonso.

Mas eles foram um dos poucos a tirar vantagem das condições climáticas no início da prova. Mark Webber, que saiu em segundo, rodou e foi parar lá atrás. Vettel e Coulthard abandonaram a prova. Enquanto isso, Hamilton, que vinha pressionando e sendo mais rápido que Kovalainen, conseguiu tomar a liderança da prova entes de completar o quinto giro em Silverstone.

Pela oitava volta, a pista começou a secar e a Ferrari apostou todas as suas fichas na manutenção dos pneus de chuva desgastados. Mas, conforme esperado, a água voltou e destruiu os planos dos pilotos da escuderia italiana na prova. Felipe, líder da competição, não conseguiu pontuar. Räikkönen, que poderia vencer a prova, acabou fora do pódio.

Nelsinho Piquet conseguiu chegar até o quarto lugar, mas não se manteve na pista encharcada e acabou abandonando. Não foi o único. Diversos pilotos não conseguiram completar a prova e muitos passearam pela grama antes de cruzarem a linha de chegada. Regular e especialista na chuva, Rubinho se deu bem e terminou no pódio.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host