UOL Esporte Futebol Americano
 
11/11/2008 - 08h01

Invictos, Titans e Lions marcam os dois extremos da NFL

Fernando Narazaki
Em São Paulo
Mais da metade da temporada regular da NFL (Liga de Futebol Americano dos EUA) já se passou e a Liga vê duas equipes fazendo história e derrubando marcas, sejam elas positivas ou negativas. No lado de cima, o Tennessee Titans é o único que venceu os nove jogos no ano e estabeleceu o recorde de êxitos na história da franquia.

RECORDES BONS E RUINS
EFE
White e Johnson ajudam os Titans a bater recordes e ser o único time com 100%
Reuters
Já em Detroit, os Lions amargam frustração de ter a única campanha 0% da NFL
LEIA MAIS SOBRE A NFL
Já na parte de baixo, o Detroit Lions tem justamente uma performance contrária com 0% de aproveitamento nas nove partidas e uma das piores campanhas nos últimos 50 anos do time, um dos mais tradicionais da NFL.

A décima rodada encerrada nessa segunda-feira apenas sacramentou o momento dos dois. Os Titans passaram pelo Chicago Bears por 21 a 14, em casa, no último domingo, mesmo com uma atuação bem abaixo do esperado do running back LenDale White.

Ele só correu 14 jardas em toda partida e junto com Chris Jonhson, que obteve apenas 6 jardas, teve um dos piores desempenhos do time em tentativas de ganhar território através das corridas. As 20 jardas da dupla só ficaram acima das 19 jardas obtidas pela franquia em uma partida de 1965.

Mesmo assim, White anotou um touchdown na partida de domingo e manteve-se assim como o líder deste tipo de lance na temporada. Ele tem 11 touchdowns, dois a mais que Ronnie Brown, do Miami Dolphins, e Brandon Jacobs, do New York Giants.

A performance fez o Titans celebrar pela primeira vez a marca de 12 vitórias consecutivas na temporada regular, já que o time vencera as últimas três partidas de 2007, que foram somadas às nove vitórias de 2008. Até então, o máximo que a franquia havia obtido fora 11 triunfos seguidos entre as temporadas 1993 e 1994, quando o time ainda era chamado de Houston Oilers. Em 1997, a franquia se mudou para Tennessee e, dois anos depois, adotou o nome de Titans.

Além da boa performance de LenDale White, outro segredo da performance irrepreensível da equipe é a defesa, a menos vazada da NFL. Os Titans cederam 117 pontos para os rivais, 16 pontos a menos que o segundo colocado no item, o Carolina Panthers. Com isso, o time é o único invicto da Liga e caminha a passos largos para a conquista do primeiro lugar da divisão Sul da Liga Americana.

Esta é a 14ª vez na história da NFL que um time vence os nove primeiros jogos que disputa, sendo que em seis delas a equipe sagrou-se campeã. O Miami Dolphins levou a taça em 1972, abrindo a escrita que ainda teve Chicago Bears (em 1985), New York Giants (1990), Washington Redskins (1991), Denver Broncos (1998) e Indianapolis Colts (2006). Porém, no ano passado, o New England Patriots terminou invicto a fase de classificação, ganhou o título da Liga Americana, mas foi superado pelo New York Giants no Super Bowl.

Se a franquia de Tennessee reina, o Detroit Lions vive uma das temporadas mais difíceis da história. No domingo, a equipe perdeu do Jacksonville Jaguars por 38 a 14, mesmo atuando em casa e com a estréia do quarterback Daunte Culpepper, que surgiu bem no Minnesota Vikings no início do século, mas caiu no ostracismo e amargava a reserva do Oakland Raiders.

Culpepper pouco conseguiu mudar aquele que é o quarto pior ataque da NFL (com 151 pontos) e viu a defesa (a segunda pior da Liga, com 277 pontos sofridos) cansar de ser superada pela equipe adversária. Assim, os Lions amargam a pior campanha nos últimos 50 anos. O desempenho só se iguala à temporada 2001, quando o time perdeu os 12 primeiros jogos e terminou com apenas dois êxitos em 16 jogos.

Fora da briga pelos playoffs, a franquia de Detroit tenta pelo menos evitar a repetição da longíqua temporada de 1942, quando o time amargou uma histórica campanha 0%, com 11 derrotas em 11 jogos. Foi a única vez que os Lions terminaram a fase de classificação sem um triunfo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host