UOL Esporte Futebol Americano
 
11/01/2009 - 09h00

Ravens e Cardinals surpreendem, de virada, e buscam vaga no Super Bowl

Das agências internacionais
Em Nashville (EUA)
Na noite deste sábado, as duas equipes menos cotadas foram as que se deram melhor nas semifinais de Conferência, de virada, pelos playoffs da NFL, liga profissional de futebol americano. Contra o time de melhor campanha da liga, o Tennessee Titans, o Baltimore Ravens triunfou por 13 a 10, fora de casa, enquanto o também visitante Arizona Cardinals bateu o Carolina Panthers: 33 a 13.

Mark Humphrey/AP
Matt Stover. do Baltimore Ravens, faz os três pontos que deram a vitória aos Ravens
VEJA AS FOTOS DA RODADA DA NFL
TUDO SOBRE O FUTEBOL AMERICANO
Para os Titans, na Conferência Americana, o prejuízo foi maior. O time teve a melhor campanha na temporada regular, com 13 vitórias e apenas três derrotas, sendo eleito um dos favoritos ao título, no Super Bowl do dia 1 de fevereiro. No entanto, um field goal de 43 jardas no minuto final de jogo deu a passagem à final da conferência para os Ravens.

Durante todo o confronto, as duas equipes tiveram de lutar contra o vento frio e a chuva. O Tennessee Titans chegou a sair na frente, mas teve muitos erros, e o Baltimore, campeão da temporada de 2000, virou o placar da partida, que teve muita rivalidade. Os três pontos que definiram o triunfo saíram dos pés de Matt Stover, com um arriscado chute de 43 jardas.

Na próxima semana, os Ravens terão pela frente o vencedor do jogo deste domingo entre Pittsburgh Steelers e San Diego Chargers. As equipes duelarão na final da Conferência Americana, pela vaga para o Super Bowl, a final da NFL.

Cardinals
Fora de casa, o Arizona Cardinals também começou atrás no placar. Logo na primeira posse de bola do Carolina Panthers, os donos da casa passaram a frente com um touchdown. No entanto, os azarões conseguiram a virada com boa atuação do quarterback Kurt Warner, na tentativa de chegarem ao seu primeiro Super Bowl na história.

Warner lançou dois passes para touchdown, enquanto Jake Delhomme, dos Panthers foi interceptado cinco vezes, além de levar um fumble. "A defesa foi ótima e a linha ofensiva esteve tremenda", comemorou Warner, veterano de 37 anos e campeão em 1999, com o St. Louis Rams. "Foi um esforço do time e só assim se pode jogar neste nível". Larry Fitzgerald, com 166 jardas, bateu o recorde do time em jogos de playoffs.

Na final da Conferência Nacional, o Arizona Cardinals pode enfrentar os atuais campeões da liga, do New York Giants. A equipe terá pela frente o Philadelphia Eagles, em confronto que será realizado neste domingo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host